O clima tropical fica localizado na zona intertropical – que fica entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Nessa região a radiação solar é intensa, contribuindo para temperaturas elevadas durante o ano. A temperatura média sempre fica acima dos 20°C.
Em uma pequena porção setentrional do país, existe o clima equatorial semiúmido, que também é quente, mas menos chuvoso. Isso ocorre devido ao relevo acidentado (o planalto residual norte-amazônico) e às correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro.
Clima equatorial é aquele que ocorre na linha do equador, areas de baixa latitude como Amazônia e sudeste da Ásia. Clima tropical atua nas regiões do planalto central. É caracterizado por duas estações quentes e distintas por ano, apresentando temperatura média superior a 20 C.
Quais elementos os diferem? O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar.
São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.
Então, pelo climograma, podemos perceber que o verão tem baixo índice de chuvas e altas temperaturas. Já o inverno é muito chuvoso. a) Por essas características, o clima representado é o Mediterrâneo. > Amplitude térmica elevada.