Dos 30 exames unificados, as peças da 2ª fase de Constitucional foram as seguintes, em ordem decrescente de exigência. Contabilizando os exames repetidos e os que admitiram o ingresso de duas peças, foram exigidas, até hoje, 34 peças.
A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme.
Mas, lembrem-se: as peças cobradas em direito administrativo são pouquíssimas: apenas 9 (nove) diferentes até agora.
As estruturas de peças são basicamente 5: Petição Inicial, Contestação, Réplica, Agravo de Instrumento e Apelação.
PEÇAS QUE PODEM SER COBRADAS
Peça processual é o instrumento utilizado pelas partes para interagir em um processo....Como se elabora uma peça processual?
1) Conceito: Peça Processual é o que instaura o processo jurídico, levando ao Juiz-Estado os fatos constitutivos do direito, denominados de causa de pedir, fatos e fundamentos e o pedido. ... Segundo, porque, cada vez mais, os advogados têm menos tempo para se dedicar à elaboração de uma peça processual.
Como fazer uma peça jurídica: itens obrigatórios
Significado de Peça substantivo feminino Pedaço, parte de algo: peça de vestuário. Cada um dos elementos que constituem um todo: peça de motor. Cada uma das pedras ou figuras, em jogos de tabuleiro: peça de damas. [Jurídico] Documento que faz parte de um processo.
Como fazer uma Peça Processual Penal
Dicas práticas para elaborar a defesa prévia
Uma certeza: a redação da peça prática é uma sucessão lógica de itens a serem resolvidos, e o é de forma muito, mas muito esquemática. Basta olhar um padrão de resposta ou um espelho de prova e verificar que o arranjo de ambos reflete exatamente isto: uma sequência de situações-problema apresentadas de forma linear.
As alegações finais, na forma oral ou por memoriais, constituem peça defensiva de extrema importância no processo penal, considerando que são a última manifestação da defesa – logo após a última manifestação da acusação – antes da prolação da sentença.
Costuma-se dizer que um bom memorial deve conter em média três páginas, porém, jamais ultrapassar cinco páginas. Contudo, não concordamos com tal presunção. Mesmo pelo fato de cada causa possuir sua própria complexidade devendo o critério ser aferido pelo patrono do processo.
5. Teses: em memoriais, a defesa tem a última chance de se manifestar antes da sentença. Por isso, é uma das peças que mais comportam teses, pois nela deve ser pedido tudo o que for de interesse do réu – nulidades, teses de mérito, extinção da punibilidade e que sejam evitados excessos do julgador.
Exame da OAB: Memoriais
Alegações finais por memoriais Chamamos de assim aquelas apresentadas por escrito. Apesar de serem comuns na prática jurídica, possuem caráter de exceção no Novo CPC. Conforme o parágrafo 2º do artigo 364, NCPC, serão cabíveis memoriais quando houver questões complexas de fato ou de direito.
Razões finais, alegações finais ou, ainda, memoriais (estes escritos), são a última manifestação das partes - autor e réu, bem como o terceiro que interveio no processo, pessoalmente ou mediante procurador constituído nos autos - com vistas à prolação da sentença ou julgamento em primeiro grau de jurisdição.
– Dos fatos Devemos fazer uma breve apresentação dos dados constantes no enunciado da questão, ou seja, descrever suscintamente do que o réu está sendo acusado, o que ocorreu durante a instrução (que provas foram produzidas) e o que alegou o MP em seus memoriais. IMPORTANTE: Jamais crie fatos novos.
Nas alegações finais, também denominadas memoriais, chega o momento do defensor fazer uma síntese dos fatos, apontar nulidades, trabalhar as teses de absolvição de forma inteligente e concluir com pedido de absolvição. Desta parte em diante só restará a sentença, e em caso de derrota para seu cliente, recorrer.
A previsão é de que as alegações das partes sejam feitas oralmente, mas, em certos casos, podem ser feitas por escrito. A peça das alegações finais chama-se Memoriais. Cabível quando o caso for complexo (art. 403, § 3º), em razão do tema, ou porque os autos tem muitos volumes, ou em razão do número de réus (art.
As alegações finais são o último momento, no procedimento comum, para o advogado ressaltar seus principais argumentos e tentar convencer o juízo.
Alegações finais são as últimas manifestações do advogado no processo antes de ser proferida a sentença. É a última oportunidade de se manifestar sobre todo o ocorrido nos autos e de ressaltar fatos e provas importantes.
Tipos de alegações finais Cada parte, assim terá 20 minutos, imediatamente após a audiência de instrução e julgamento, para a exposição de suas razões. O tempo poderá ser prorrogado por mais 10 minutos a critério do juiz. E em caso de litisconsórcio, o prazo será de 30 minutos.
NULIDADE. I. AS ALEGAÇÕES FINAIS CONSTITUEM PEÇA ESSENCIAL DA DEFESA. SE O ADVOGADO CONSTITUIDO, MESMO INTIMADO, DEIXA DE APRESENTA-LAS, O JUIZ DEVE NOMEAR DEFENSOR PARA QUE AS APRESENTE, ANTES DE PROLATAR A SENTENÇA ( CPP , ART.