Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.
Como garantir esse direito à criança de participar da gestão da sua casa? ✔ Planejar com as crianças como será o dia, quais ações terão a participação dos adultos, quais poderão realizar sozinhas. ✔ Compartilhar com as crianças como será a rotina dos adultos nesse período, quais foram as alterações e o porquê.
Além da exploração de elementos concretos, é necessário explorar elementos simbólicos, como músicas e histórias, por exemplo. “Criar momentos de reflexão e, a partir da observação e escuta, que o professor perceba o que é pertinente e necessário para os pequenos”, sugere Gastaldi.
Garantindo o direito de Conviver O guia da NOVA ESCOLA sugere que situações em que as crianças possam brincar e interagir com os colegas são fundamentais, mas não apenas elas. Jogos, por exemplo, são importantes para que elas convivam em situações em que precisem respeitar regras.
Conviver envolve estar em relação não somente com pessoas, mas em algum contexto, compartilhando algo em comum”. exercício da solidariedade e da cooperação do respeito e da vida partilhada no ambiente escolar. ... Nesse sentido, é preciso muito mais que estar juntos no espaço escolar.
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
A BNCC ressalta a importância de observar e registrar a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança e do grupo enquanto participam das experiências propostas.
Login
Planeje as aulas com base nos campos de experiências
Como fazer um plano de aula
Plano de aula remota
9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
O planejamento de aula – ou plano de aula – é um documento que serve de “guia” para a prática pedagógica.
Além disso, há muita polêmica sobre o que e como ensinar os pequenos. Devemos ter um currículo?...
O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.
A avaliação será realizada de forma diversificada, no horário de aula, com data pré- estabelecida, através dos seguintes instrumentos e técnicas avaliativas: Relatórios; Relatos orais e/ou escritos; Trabalho de Pesquisa (individual ou coletiva); Apresentação de trabalhos; Confecção de materiais, como maquetes, cartazes ...
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas que têm como objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento a respeito de um determinado tema. As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento.
Definição de um plano integrado de actividades que melhorem os índices de leitura, apresentando sugestões que envolvam a colaboração de docentes.
Planejar e avaliar são essenciais no processo educativo, são dois elementos que se complementam, pois avaliamos para planejar e planejamos para avaliar novamente, a partir da avaliação elaboraremos um planejamento que atenda às necessidades de aprendizagem dos educandos.
A BNCC muda as avaliações formativas, também chamadas de contínuas. Elas consistem em propostas avaliativas capazes de melhorar o processo de ensino a partir dos dados coletados na aplicação de provas e outros instrumentos. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem para a correção rápida.
Nesse ponto de vista, a avaliação admite um significado orientador e cooperativo. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular .
No Ensino Fundamental séries iniciais a avaliação acontece através de observações, registros individuais, acompanhamento individual e coletivo, através da aplicação de diversos estilos de atividades.
VÍDEO