A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada “reta”, ou seja, tensão contínua! ... Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.
Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas.
Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A.
Componentes do Alternador
Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400. Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.
Testando os diodos dos alternadores Atualmente temos duas tecnologias de diodos empregadas nos alternadores: os diodos retificadores comuns e os de tipo Zener.
A placa rectificadora, também conhecido por placa de diodos, transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador em corrente continua. É utilizada para carregar a bateria e alimentar os outros componentes eléctricos do veiculo.
Para efeito de teste podemos considerar essas pontes como diodos, fazendo o teste de polarização direta e inversa em terminais combinados. Isso permite também que os terminais da ponte possam ser identificados. O teste mais simples é o de continuidade ou prova das junções, exlatamente como no caso dos diodos.
Caso haja dificuldade para identificar-los, use o teste de diodo do multímetro. Se o diodo conduz ao conectar o positivo do multímetro no rabicho e o negativo na carcaça, se trata de um diodo positivo.
Para diferenciar esses terminais, existe no corpo do diodo uma listra de marcação que indica o terminal negativo do diodo, o cátodo. Marcação da polarização do diodo. Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica.
Para testar um um diodo zener com o multímetro analógico, haverá uma pequena fuga em sentido oposto a sua polaridade, isso é normal para diodo zener, mas essa fuga é bem pequena.