O professor, enquanto gestor da sala de aula, precisa apoderar-se, através de formação continuada, dos conhecimentos e habilidades necessários ao bom exercício de seu papel. A gestão da aprendizagem volta-se para as ações de mediação, ou seja, o que o professor precisa fazer para que o aluno aprenda o conteúdo.
Pode parecer uma coisa simples, mas dizer aos alunos quanto tempo eles têm para realizar uma tarefa ajuda muito no engajamento deles com a aula. Com o tempo, os próprios estudantes começam a se exigir essa disciplina, ajudando um ao outro no processo de organização pessoal. ...
O MANEJO DA CLASSE
Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
Como gestor da aprendizagem, o professor mantém o foco de atenção no aluno, em suas necessidades educacionais, suas motivações e seu talento, mobilizados para a aprendizagem, mediante a participação em experiências estimulantes e dinâmicas.
A importância do professor na formação integral Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
O professor é considerado um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado, os costumes e hábitos das novas gerações.