crossorigin="anonymous">
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar. ...
O que é um composto polar? É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares. Não pare agora...
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. ... Toda ligação iônica é uma ligação polar.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
Tipo, o H2S é polar devido sua geometria e diferença de eletronegatividade. Do mesmo modo a água. Mas a água, tendo o Oxigênio como polo negativo de sua molécula, não poderia se ligar ao Hidrogenio (polo postivo do H2S), formando uma ligação de hidrogênio?
As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são: Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.
Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade. ... Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente.
Algumas das propriedades dos compostos iônicos são: Uma alta temperatura de fusão e ebulição geralmente devido a alta atração entre os íons. Como consequência, são sólidos duros, mas friáveis (quebradiços) e formam geralmente estruturas cristalinas à temperatura ambiente.
Resposta. Considerando que uma substância molecular é a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria inalterada, sejam esses átomos de um mesmo elemento ou não, pode então, uma combinação de átomos do mesmo elemento formar uma substância.
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
Em razão desses arranjos, as substâncias iônicas possuem as seguintes propriedades principais:
Eletrólitos e não eletrólitos A solução de um eletrólito é condutora de eletricidade e é chamada de solução eletrolítica. Uma substância que não libera íons nessas condições e, portanto, não se torna condutora de eletricidade, é chamada de um não eletrólito.
Substâncias iônicas: São sólidas na temperatura ambiente; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; São duras e quebradiças; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.