O fato de o cânone, desde suas origens, ser formado com base na escolha realizada por um sujeito crítico e constituir-se como a base de determinado conhecimento, seja literário, teleológico ou gramatical, não lhe torna menos subjetivo que qualquer julgamento de valor.
O Cânone brasileiro foi criado a partir da primeira metade do século XIX, quando alguns autores escreviam bosquejos, florilégios, além de antologias, mais tarde biografias e edições de obras, sendo influenciada pela crítica romântica européia visando à configuração de uma literatura nacional.
Um cânone ou cânon é um termo que deriva da palavra grega κανόνας, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida, e que normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto.
Essas instâncias são várias: a universidade, os suplementos culturais dos grandes jornais, as revistas especializadas, os livros didáticos, as histórias literárias, etc.” (ABREU, 2006, p.
Em resumo, pode-se dizer cânones são livros clássicos que conseguiram alcançar uma posição na história permanecer no tempo, deixando marcas tanto pelo seu valor estético quanto pelo poder simbólico de suas temáticas, assim se tornando digno de ser estudado.
No contexto ficcional, o termo designa um conjunto de obras consideradas genuínas e oficiais. Isto é, refere-se ao conjunto de romances, histórias, filmes e outros considerados genuínos ou oficialmente sancionados, bem como aos eventos, personagens e cenários considerados como existentes dentro do universo ficcional.
Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) - nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (ma-to).
no caso podemos afirmar que as obras canônicas podem ter diversas acepções. primeiramente, ela pode ser vista nos contextos: religioso, musical, nas artes, na filosofia, na língua portuguesa, na literatura entre outras. Na língua portuguesa, o termo está relacionado a um conjunto de tradições ou regras.
Canônico é algo validado, consensual, de domínio universal, único. Alguns sinônimos: reconhecido, autoritativo, aceito, sancionado, aprovado, estabelecido, ortodoxo.
As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. ... A literatura apresenta diverso gêneros, que agradam vários gostos e que são direcionados públicos diferentes, como por exemplo, a literatura de cordel, literatura infantil, etc.
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas.
Literatura trata-se de uma das artes que o homem produz. Tem o seu material próprio, que é a linguagem, a palavra. ... Exemplos da literatura brasileira: "Iracema" de José de Alencar; "Buriti" de Guimarães Rosa; "D. Casmurro" de Machado de Assis.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Os gêneros literários são classificados em três tipos: Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos....Exemplo de texto do Gênero dramático
Citaremos agora os principais:
Os resultados mostram que o que estudantes mais gostam de ler são livros e, dentro dessa categoria, a preferência é pelo gênero literário romance de aventura infantojuvenil seguido pelos livros de autoajuda e pelos romances best-sellers de aventura.
Sabes o que é um bibliófilo*? ... Bibliófilo: colecionador ou amante de livros. Um termo habitualmente usado para designar uma pessoa que gosta de ler.
Gêneros literários podem ser definidos como uma categorização dos diversos tipos textuais que são escritos e publicados. Essa forma de organização iniciou-se na Grécia Antiga, sobretudo pela obra de Aristóteles, que separou e definiu os gêneros épico, lírico e dramático, no livro Arte Poética.
O mercado literário está cada vez mais amplo e assim sendo, gêneros e classificações novas surgem a todo momento. Teoricamente só existem três gêneros literários: o épico, o dramático e o lírico. De acordo com o Wikipédia, a distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
Heródoto Barbeiro indica cinco livros para melhorar o português
9 formas de enriquecer o seu vocabulário
7 livros para se inspirar e melhorar a comunicação na sua empresa
Afinal, quais são os top livros difíceis de se ler?