Um ensaio geral. Foi desta forma que Lênin, líder da Revolução Russa, classificou o ano de 1905. A sacralidade do czar Nicolau II foiquebrada ao custo de uma sangrenta morte de civis que desencadeou a insatisfação que perduraria até o início do processo revolucionário em 1917, com a Primeira Guerra em andamento.
No período de 1904-1905, ocorreu a Guerra Russo-Japonesa, guerra de interesse imperialista pelo controle da Coreia e da Manchúria, que terminou com a derrota do czar e de seu plano expansionista favorecendo a oposição. Foi o aviso ao czar de que até as Forças Armadas poderiam deixá-lo. ...
14 de março: Presidente Rodrigues Alves suspende o Estado de Sítio na capital federal, Rio de Janeiro e na comarca de Niterói. 13 de Maio: Dia em que Guilherme de Aquino no Recife (capital do estado de Pernambuco) cria o time de futebol Sport Clube Do Recife.
No início do século XX, a Rússia Czarista sofria com uma grave crise econômica que colocava o poder monárquico em crise e determinava o processo revolucionário russo. No ano de 1914, a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial agravou seriamente os problemas políticos e econômicos do país. ...
Ela foi a principal responsável da queda da Alemanha Nazista, depois de invadir o território russo e violar o tratado de não-agressão assinado secretamente pelos dois países. Com o inverno rigoroso russo, desestabilizou o poder ofensivo dos alemães, dando espaço para chegarem na capital nazista, Berlim, primeiro.
Tais projeções mudariam de rumo no ano de 1917. Naquele ano, os russos abandonaram a Tríplice Entente com o desenvolvimento da Revolução Russa. ... No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados.
Resposta. Os Estados Unidos se beneficiaram na Primeira Guerra Mundial por duas principais razões: perderam concorrentes e lucraram com empréstimos feitos aos ingleses durante a Primeira Guerra.
Desde 2007, as relações entre EUA e Rússia vivem o seu pior momento desde o fim da Guerra Fria. ... A Rússia, por outro lado, tomou uma posição favorável a uma mudança pacífica no país árabe, ameaçando os Estados Unidos caso suas autoridades declarem guerra à nação.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, a igualdade econômica (um a sociedade sem ricos e pobres) e um Estado forte capaz de ...