Secundário: os “primários” que não são levados às condições de estresse citadas anteriormente. ANTAGONISTA: músculos que se opõe ao movimento cinesiológico em questão. Dinâmico: músculos ativados para que o movimento se realize no plano desejado.
Os músculos responsáveis primeiramente pela produção de movimento são chamados de movimentador primário, quando uma força maior é requerida, outros músculos contribuem como movimentadores assistentes. Os músculos que criam o mesmo movimento articular são chamados de agonistas.
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente, o músculo sinergista é auxiliar ao movimento, e também existe mais de um músculo sinergista em um movimento articular.
Qual papel dos músculos estabilizadores? Independente do grupo muscular a ser referido, esses músculos oferecem sustentação para que as articulações realizem movimentos nos mais diferentes planos, proporcionando padrões de movimentação organizados e mais eficientes.
d) Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.
O músculo agonista diz respeito ao músculo principal que será treinado e é o mais ativado durante o movimento. Já o antagonista é o músculo contrário ao que está sendo exercitado.
Um antagonista (do grego ἀνταγωνιστής - antagonistes, "oponente, competidor, rival") é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar.
supinador (1): é o principal músculo supinador do antebraço, e quando o cotovelo está em flexão, a tensão no supinador diminui e o bíceps do braço auxilia na supinação.
A articulação sinovial está localizada no membro superior entre o braço e o antebraço.
O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço.
Dois músculos se ligam ao úmero: um dobra o braço, o outro o estica. A ulna se liga à extremidade inferior do úmero numa junta do cotovelo. A ulna e o rádio se estendem do cotovelo ao pulso. Essa parte do braço é chamada de antebraço, e termina na mão.