Vômitos em adultos Quando isso ocorre, o vômito é geralmente causado por abuso de álcool ou outras substâncias, uma infecção bacteriana ou viral, ou um tipo de intoxicação alimentar. Em alguns casos, vômitos também podem ser ocasionados por outras doenças, como doenças cardiovasculares, neoplasias e infecções.
Náusea e vômito costumam ocorrer com qualquer disfunção do trato digestivo, mas são particularmente comuns com a gastroenterite. Um distúrbio menos comum do trato digestivo é a obstrução do intestino, que causa vômito porque os alimentos e os líquidos voltam para o estômago devido à obstrução.
Problemas gastrointestinais. Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.
Náusea e enjoo, de uma forma geral, são sinônimos. Normalmente, usa-se o termo enjoo mais para mulheres que estão grávidas. Já a diferença entre náuseas e vômitos é que nesse último você coloca um conteúdo para fora, na náusea isso não acontece.
Náusea ou enjoo é uma sensação desagradável e difusa de desconforto e mal-estar, que em muitos casos se manifesta por vontade em vomitar.
Na gravidez normal, as náuseas e os vômitos costumam surgir ao redor da quarta semana — contada a partir do último período menstrual –, e aumentar de intensidade até atingir o pico na nona semana, aproximadamente. Em 90% dos casos, o quadro regride quando a gestação atinge 20 semanas.
Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período. Há ainda aquelas mulheres que não apresentarão nenhum desses sintomas, como náuseas ou tonturas.
5 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez