Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio. Nos exemplos acima, o cloro tem o raio atômico menor que o do sódio. Neste caso, a carga nuclear efetiva não se altera.
Entre isoeletrônicos (átomos com mesmo número de elétrons), o maior raio é sempre do ânion. O cátion monovalente sódio (Na+) apresenta número atômico igual a 11, 11 prótons e 10 elétrons.
Logo, o íons selênio é o maior entre as opções.
Ou seja, o Na tem um raio maior, pois ele está no estado fundamental, com 11 elétrons, e, 3 níveis (ou camadas). E por ter 3 níveis, diferente do Na+ que tem apenas 2 níveis (que no caso ele doou 1 elétron), o Na é considerado ter um raio maior.
O ânion , ânions tem maior raio.
O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...
a) quanto menor o número atômico dos átomos de uma série de isoeletrônicos, maior é o raio atômico. c) A ordem crescente dos raios iônicos é: Mg2+, Na+, F– e O2–.
O Raio Atômico
Uma molécula é a menor unidade de qualquer composto químico. Um átomo é a menor unidade de qualquer elemento na tabela periódica. Mas o átomo não é a menor unidade da matéria.
Apesar de experimentos realizados tentarem provar que o quark pode ser dividido, ainda não foi possível chegar a tal constatação. Isso porque, os aceleradores de partículas existentes não conseguiram “quebrar” o quark para ver se “há algo dentro”. Dessa maneira, a menor coisa do mundo é o quark.
Esse número é justamente a carga de cor. Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].
Quarks se combinam para formar partículas compostas chamadas hádrons das quais as mais estáveis desse tipo são os prótons e os nêutrons, que são os principais componentes dos núcleos atômicos. ... Existem seis tipos, conhecidos como sabores, de quarks: up, down, strange, charm, bottom, e top.
O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up. Junto com os prótons (p+), que têm carga positiva, os nêutrons formam o centro do átomo, o seu núcleo. Isso apenas não acontece com o hidrogênio, cujo núcleo é formado por apenas um próton.