Como feito a cirurgia Mitrofanoff? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A cirurgia foi realizada por via transperitoneal com equipamento robótico da Vinci Si, com uso de 4 braços e 4 pinças. Confecção do conduto com o apêndice cecal, anastomose na parede anterior da bexiga com túnel anti-refluxo, e na cicatriz umbilical, no orifício do trocater.
Para que serve a cirurgia de Mitrofanoff?
A técnica cirúrgica de derivação urinária por meio de Mitrofanoff consiste na confecção de um conduto cateterizável continente entre a bexiga e a parede abdominal. Tem por objetivo promover continência urinária e esvaziar vesical adequado.
O que é ampliação da bexiga?
Dentre as formas de tratamento cirúrgico empregadas, pode-se utilizar ampliação vesical para bexiga de baixa complacência com derivação externa continente, utilizando, para isso, um conduto cateterizável, que pode ser o apêndice (princípio de Mitrofanoff) ou um segmento intestinal reconfigurado.
Tem cirurgia para bexiga neurogênica?
Alguns pacientes durante a evolução da bexiga neurogênica podem apresentar uma capacidade de armazenamento de urina reduzida, e nesses casos o tratamento poderá ser através de cirurgias de ampliação da bexiga. Estas cirurgias podem melhorar o reservatório ( bexiga), prevenindo a insuficiência renal.