O que se pode fazer para aliviar o desconforto e auxiliar no tratamento das cordas vocais inflamadas é:
A fenda vocal pode ser por estresse da musculatura da prega vocal e em alguns pacientes existe a fenda vocal de nascença. O ideal é fazer avaliação fonoaudiológica para um diagnóstico adequado.
Laringe é um órgão do sistema respiratório situado no plano mediano e anterior ao pescoço que, além de via aerifica é órgão da produção de som. Esse órgão se estende da faringe a traqueia e é composto por cartilagens revestidas por uma membrana mucosa que fica dobrada, formando as pregas vocais.
Os cistos são pequenas lesões esféricas presentes no interior da prega vocal, podem ser congênitos ou adquiridos, secundários a trauma por abuso vocal. O cisto pode interferir na vibração vocal deixando a voz rouca, grave e diplofônica (sensação de dois diferentes sons).
A microcirurgia de laringe é feita com anestesia geral ou sedação (no caso de exames). Na maioria das vezes, os pacientes permanecem internados após a cirurgia e são liberados no dia seguinte. O procedimento é feito por via oral, através de um laringoscópio. No entanto, alguns casos requerem a cirurgia externa.
Beber bastante água, principalmente em ambiente com ar condicionado e antes, durante e depois do uso profissional da voz, fazer gargarejos suaves com água morna e pouco sal antes de deitar, comer maçã, ela limpa o trato vocal, manter a postura ereta enquanto estiver usando a voz, não usar roupas apertadas, ...
Quais são os principais cuidados para manter a voz saudável?
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
Rouquidão
Na maioria dos casos, a rouquidão acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Porém o problema pode se localizar em estrutura próxima, como vinda do esôfago no caso do refluxo de ácidos do estômago.
ROUQUIDÃO PROGRESSIVA POR MAIS DE DUAS SEMANAS PODE INDICAR PROBLEMAS MAIS SÉRIOS COM A VOZ. Diversas doenças podem afetar o sistema vocal e levar à rouquidão, ou disfonia, prejudicando a qualidade da voz de forma passageira ou definitiva.
As causas mais comuns da rouquidão são o mau uso da voz, gripes, resfriados ou catarro, alterações hormonais, como as que ocorrem na adolescência, refluxo gastroesofágico, que lesiona a laringe, alergias respiratórias, tosse seca persistente, hipotireoidismo, estresse, ansiedade, mal de Parkinson ou miastenia e ...
A rouquidão tem várias causas, sendo uma delas bastante comum, o refluxo esofágico. Deve ser controlados os fatores que geram refluxo, dieta e uso de medicamento com acompanhamento médico.
A rouquidão intermitente pode ser um dos sintomas de alteração vocal e pode ter diversas causas: Presença de queimação ou qualquer infecção recente do aparelho respiratório superior. Uso de medicamentos. Cirurgia ou trauma recente no pescoço ou no peito.
De acordo com Ronaldo dos Reis Américo, otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o sistema límbico, que controla o emocional, pode interferir na regulação dos sistemas motores. Desta forma, o emocional pode provocar disfunção motora das pregas vocais gerando rouquidão e até afonia.
O problema pode ser causado pelo uso inadequado da voz ou como consequência de alguma alteração no organismo, por exemplo, faringite, laringite ou alergias. No entanto, além das causas orgânicas a disfonia pode ter uma relação direta com o psicológico como veremos a seguir.
O que fazer ::: Falar em tons médios. ::: Hidratar bem o organismo (entre seis e oito copos de água por dia). ::: Evitar excessos alimentares antes de usar a voz profissionalmente. ::: Participar de corais, sob orientação correta, é uma ótima opção para manter a musculatura das cordas vocais em ordem.