O processo de fabricação da cola bloco será descrito a seguir. Em primeiro lugar, misture a massa PVA com a areia fina e o cimento. Em segundo lugar, acrescente a água aos poucos e continue misturando até que torne-se uma massa homogênea e macia.
Muitas pessoas que estão realizando obras possuem esta dúvida sobre utilizar argamassa comum para aplicação de porcelanato. Porém a resposta correta é uma só: não. Os motivos de não poder utilizar argamassa comum para assentar porcelanato são simples.
Sim. Os mais indicados são granitos, mármores, ardósia cinza, granilites, cerâmicas e porcelanatos em geral. Esses materiais só precisam passar por uma lavação antes do assentamento de piso sobre piso. Com a ardósia verde, é necessário fazer a regularização do piso antes do assentamento.
Toda a área com argamassa deve ser sulcada para um aproveitamento total do material. Toda peça de porcelanato deve ser assentada em camada dupla, ou seja, além da camada de argamassa aplicada no contrapiso, deve ser aplicada outra camada no tardoz (verso) da peça. Observe que no tardoz das peças existe uma seta.
Isole a área até que a massa atinja o tempo de secagem (o tempo estipulado pelo fabricante seria o recomendável, mas é prática comum, por exemplo, esperar 24 horas para pisar no piso, evitando grandes cargas sobre o mesmo).