Itens para fazer uma sequência didática:
Seqüência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
Deixe dois pontos bem claros – qual o conteúdo e qual o objetivo da sequência. O conteúdo é aquilo que será ensinado, o objetivo, o que você espera que a classe aprenda. O próximo passo é observar o que as crianças já sabem sobre esse tema, qual o repertório que trazem de outras vivências.
O que são sequências didáticas? As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
Sequência didática é um termo usado na Educação Infantil para definir um conjunto de atividades encadeado de passos e etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. Toda e qualquer sequência didática planejada deve ser desenvolvida para atingir um objetivo, mas não é qualquer objetivo.
A sequência didática é uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação ...
É uma forma de planejamento utilizada quando se trabalha com a pedagogia de projetos. É um conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. ... A sequência didática não é o contexto, ela esta inserida em um contexto mais amplo que, no caso, é o projeto didático.
Estas estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias que são organizadas em função das intenções educativas expressas no projeto educativo, constituindo-se em um instrumento para o planejamento do professor. ... São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.
70), a finalidade da Educação matemática é fazer o estudante compreender e se apropriar da própria Matemática “concebida como um conjunto de resultados, métodos, procedimentos, algoritmos etc.” Outra finalidade apontada pelos autores é fazer o estudante construir, “por intermédio do conhecimento matemático, valores e ...
Como ensinar matemática para crianças gostarem da matéria?
Atualmente, podemos considerar como novas tendências em Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, História no Ensino da Matemática, Leitura e Escrita na Matemática, Educação Matemática Crítica e uso de TICs (tecnologias da informação e comunicação).
Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.
A matemática na ESEBA, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo desenvolver atividades que possibilitem ao aluno, por meio da investigação, construir o seu conhecimento matemático e a estabelecer conexões entre o saber construído com os outros saberes.
A educação matemática no período do 2º ao 5º ano do ensino fundamental deve levar o aluno a: Encarar a matemática de uma maneira mais natural, para que ele seja capaz de construir o seu próprio conhecimento matemático. ... Saber comunicar matematicamente, ou seja, utilizar corretamente os símbolos matemáticos.
Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.
Objetivos: Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo). Estimular a desinibição e o entrosamento entre as crianças.. Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.
Sugestões de Trabalho Explore a contagem usando palitos de sorvete, palitos de fósforos, blocos lógicos, etc. Separe prendedores de roupa ou clipes. Confeccione cartões com números e peça às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores (ou clipes) correspondente ao número indicado no cartão.
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores.
Como ensinar as vogais?