Junte as pontas das três bolas esticadas entrelaçando 1,5 centímetro da parte de baixo da primeira bola em 1,5 centímetro da parte de cima da segunda bola; repita com a terceira bola. Depois, usando os dedos, enrole-as apertando bem para produzir um longo pavio.
Rasgue um pedaço do jornal que estava sendo utilizado como proteção e faça um funil. Despeje o óleo dentro da lâmpada até a metade ou um pouco menos. Tire o funil e tampe a lâmpada, apertando bem. Assim, a lamparina estará pronta para uso, basta acender com um isqueiro ou fósforo.
Passo a passo: como fazer luminária artesanal de bexiga
Improvise um pavio com um pedaço de tecido de algodão de uma camiseta velha ou um trapo qualquer. Encha a lata de alumínio com água deixando uns 2 centímetros para o combustível ou até menos, que pode ser óleo de cozinha novo ou usado, gordura de porco, entre outros. Nunca utilize gasolina, que é muito inflamável.
Embeba o algodão em um líquido inflamável. Um pavio de algodão tem de ser embebido em combustível para que a tocha possa ser acesa, pois, na verdade, é o fluido que queima, e não o tecido. Deixe a ponta da tocha de molho em um combustível por alguns minutos para saturar o tecido.
Molhe a extremidade da tocha envolta em tecido em um recipiente de querosene, óleo de parafina ou combustível, durante pelo menos cinco minutos. Depois que o combustível já tiver absorvido adequadamente a camada de algodão, acenda-o e desfrute de até uma hora de luz.
Óleo Combustível mineral Life Oil 500 ml, próprio para utilizar em tochas de bambu, lamparinas e lampiões. Produto altamente inflamável, o recipiente de uma tocha de bambu tem capacidade para aproximadamente 250ml, usando este óleo sua capacidade de ficar acesa varia de 4 a 6 horas.
6 horas
Depois, com um facão ou canivete, ela corta hastes finas na ponta do bambu, sempre em número ímpar para facilitar o trançado da corda, que deve ser presa no início e no fim, com cola quente. Por fim, é só colocar uma latinha com a bucha ou mesmo um vidro de conserva com a tampa furada.
Para se tratar o bambu por esse processo, além do maçarico, deve-se ter em mãos um pano molhado com diesel ou gasolina. O bambu deve ser apoiado nas duas extremidades e o maçarico deve ser passado, com o fogo baixo, de tal forma que não fique parado em um ponto por muito tempo.
Lojas
O bambu deve ser colocado dentro do tambor no mesmo sentido que ele estava quando foi cortado. Após 7 dias, vire-o e deixe no tambor por mais uma semana. Sendo assim, é importante que o tambor fique em um local protegido da chuva.
Dicas
Corte o bambu ao nível do solo e espere que novos brotos voltem a crescer.
Com fogo: quando os dias estão nublados e é necessário secar o bambu rapidamente, pode-se usar fogo. Faz-se um buraco pouco profundo e sobre-se o solo e as esquinas com tijolos, para que não perca calor. O bambu deve ser colocado a uns 50cm acima do fogo.
Dica: A planta se reproduz lançando os brotos a partir de um caule subterrâneo (colmo). Para evitar que o bambu-mossô se alastre pelo jardim, recomenda-se separar o colmo e plantá-lo, se desejar, em outro local.
Quando a planta subitamente perde as folhas e fica seca, somente com os ramos desnudos, nem sempre é sinal de que ela esteja morta. Pode ter sofrido algum impacto nas raízes durante o transporte ou mudança drástica de temperatura, principalmente dentro de um carro que fique no sol.
Verticalmente o colmo deve ser retirado com os nós intactos nas duas pontas, em seguida eles devem ser enterrados até a metade e a parte que ficou de fora da terra deve ser preenchida com água para evitar um ressecamento, isso deve ser feito até que a brotação surja dos nós.
Muitos tipos de bambu parecem árvores, mas na realidade o bambu é uma espécie de gramínea alta. O caule do bambu chama-se colmo e varia bastante de tamanho. Os tipos menores têm de 10 a 15 centímetros de altura. Nas espécies maiores, os colmos medem até mais de 40 metros.