A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Conduzido pelo governo federal, concede bolsas parciais e integrais a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso.
O financiamento Santander para Medicina é uma modalidade disponível a partir do terceiro mês do curso superior. Ou seja, o aluno só precisa juntar dinheiro para pagar os meses iniciais da formação e depois pode procurar uma agência do banco para financiar o restante.
A graduação em Medicina é um tipo de Bacharelado da área de Ciências Biológicas, com duração média de 6 anos. Geralmente, os primeiros 4 anos servem para o aluno aprender de maneira mais ampla como funciona a profissão e os 2 anos finais são voltados para a residência médica, onde existe um direcionamento.
O FIES é um programa do Governo Federal que permite financiar o curso superior em uma faculdade particular e só começar a quitar a dívida depois da formatura, com juros baixos e prazo longo para pagar. Medicina e FIES parecem feitos um para o outro.
Naturalmente, o salário de um médico recém-formado costuma ser menor quando comparado ao de profissionais com muitos anos de experiência. No caso dos ortopedistas, isso não é diferente! Em vagas comuns, o salário desse indivíduo pode chegar ao piso salarial estipulado ou beirar os R$ 5.