Utilize manifold exclusivo para R410, porque há manifold com outras especificações de gás, mas não é aconselhável utilizar o mesmo equipamento para outros gases. Não pode fazer mistura de gás R22 com gás R410A, pois o gás se estraga e não funciona direito dentro do sistema do aparelho de ar condicionado.
104 psi
Perceba que o gás R134a trabalha com uma pressão de evaporação maior do que o R600a. Outra questão importante é que eles também são utilizados em uma carga muito diferente para o mesmo equipamento. Para um refrigerador doméstico, o R600a utiliza de 40% a 45% da mesma carga de gás, se comparado com o R134a.
O que me explicaram é que as 30 libras descrito no rótulo do cilindro é referente ao conteudo do gas que estava lá antes e com 13,6 kg. Mas isso não quer dizer que o cilindro aguenta somente 30 libras (aguentou tranquilidade 285 libras).
Dentro dos botijões o gás é mantido em estado líquido sob pressão, entre 4 kgf/cm² a 7 kgf/cm² (ou 392 kPa a 686 kPa em unidades SI).
Sabemos que um botijão P13 tem 13 quilos, um P45 tem 45 quilos, e assim em diante.
Dados do manômetro 300 PSI para gás de cozinha.
Aumentar diâmetro do tubo Quanto menor o diâmetro do tubos maior a perda gerada no interior do mesmo. Desta forma, ao aumentar o diâmetro dos condutos após o regulador de segundo estágio fará com que a pressão disponível aumente também.
Para controlar a quantidade de gás dentro de um botijão existe um truque muito simples: ferver água e jogar em cima do botijão. O nível de gás coincidirá com a parte onde a parede estará fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes do mesmo.
asfixia: como no exemplo do gás de aquecedor, o vazamento de um botijão de cozinha também causa asfixia, principalmente se a pessoa no local estiver dormindo ou inconsciente por alguma razão; intoxicação: com um vazamento grave, o ar vai se tornando cada vez menos respirável.
Vazamento de gás, o que fazer?
Passe uma esponja com água e detergente ou sabão, com bastante espuma e coloque na base do registro. Se aparecer bolinhas, é porque há um vazamento. OBS: Esse procedimento é um paliativo, não deixe de chamar um técnico especializado.
Siga os seguintes passos:
Em linhas gerais, você percebe que o gás está no fim quando o vasilhame fica bem mais leve, o que significa que o material liquefeito está acabando.
É preciso segurar o regulador de forma que ele fique instalado na vertical e, depois de encaixá-lo no botijão cheio, é necessário girar a borboleta do mediador até se certificar que ela está inteiramente apertada. Pronto, o botijão novo está instalado e o gás será transpassado quando a válvula de pressão ser acionada.
Se você vir um registro com uma rosca de metal, pode precisar de uma chave-inglesa para virá-lo. Quando ele estiver aberto, a alça estará alinhada com o cano. Quando esta estiver em um ângulo reto em relação ao cano, o fornecimento de água estará desligado. O suprimento de água agora deverá estar interrompido.
Uma vez removido o lacre, o regulador de pressão deve ser posicionado verticalmente na abertura e a borboleta deve ser girada em sentido horário (vendo de cima para baixo) com as mãos. Se o regulador não estiver bem em pezinho, a rosca entrará enviezada e o dispositivo não chegará até o fim, ocasionando vazamentos.
Feche o registro geral do regulador do botijão. 3. Retire o lacre utilizando-se da Aba como ferramenta, ou seja, introduzindo-a no centro do lacre e girando para a esquerda. (sentido anti-horário).
cinco anos
Retire o lacre do botijão cheio; Retire o o regulador do botijão vazio; Segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio; Gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme.