Para o preparo do extrato, colocam-se 113 ou 150 g do pó de folha de nim (Figura 3) por litro de água. A decisão sobre a quantidade de pó a ser utilizada dependerá da qualidade da distribuição do extrato sobre as folhas do milho obtida durante a pulverização.
O repelente natural feito a partir das folhas do Nim Indiano tem uma preparação muito simples. Basta juntar um punhado de folhas equivalente a 200g e por em um liquidificador ligando o aparelho por, aproximadamente, 2 minutos; depois de retirar a mistura resultante, deixe descansar por 12 horas.
As partes utilizadas da Neem são sua raiz, folhas, flores, óleo de fruta e casca. Uma opção de consumo do Neem é por meio do chá, que é feito colocando 5 gramas de folha de Neem em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 20 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 3 xícara por dia.
Os diversos usos do neem As folhas de neem, solúveis em água, possuem atividades antissépticas, curativas, antiúlcera, anti-inflamatória, hipolipidêmica, que agem no controle dos níveis de colesterol, e são hepatoprotetoras.
O chá fortalece o sistema imunológico, potencializa o fígado, equilibra os níveis de açúcar e purifica o sangue. Os sistemas digestivo e respiratório também agradecem a força do chá de Neem, que melhora suas funções, aliviando inclusive a gastrite.
Os frutos maduros são de coloração amarelada e a polpa doce e comestível, com sabor bem adocicado, bastante parecido com o sabor do café no estágio cereja. Quanto ás condições de solo e clima, o nim se desenvolve sob vários tipos de solo, mas prefere os com boa drenagem. Deve-se evitar áreas encharcadas.
Neem, num e nine. Â Apresenta tronco semiereto a reto, marrom-avermelhado, duro e resistente, de 30 a 80 cm de diâmetro, e um sistema radicular que pode atingir profundidade de até 15m.
As raízes ajudam a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes.
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.
A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu. No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais.
São considerados órgãos vegetativos: a raiz, o caule e a folha. Os órgãos reprodutivos são: a flor, o fruto e a semente. Cormófitos: apresentam raiz, caule e folha.