Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. ... Sua principal função é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como, por exemplo, pilhas, baterias e usinas hidrelétricas.
Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.
Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. ... Toda ligação iônica é uma ligação polar. Ligação covalente: os pólos neste caso estão associados à eletronegatividade.
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico. ... Quando colocados nos circuitos elétricos, eles têm o objetivo de limitar a corrente que atravessa o circuito.
Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.
Circuito Elétrico em série é aquele em que existe uma associação. A partir dessa associação, os componentes ligam-se entre si na mesma sequência e na mesma direção.
A corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas e a corrente elétrica de todas as cargas são iguais. Entenda como funciona um circuito elétrico em série: ... A resistência de um circuito elétrico equivale a soma de cada carga ligada em série.
Na associação de resistores em série, os resistores são ligados em sequência. Isso faz com que a corrente elétrica seja mantida ao longo do circuito, enquanto a tensão elétrica varia.
Quando os resistores são ligados em série, o potencial que é aplicado sobre os terminais do circuito é distribuído entre as resistências, em outra palavra, toda a tensão aplicada cai gradativamente ao longo de um circuito que é constituído por resistores em série.
Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica. A maior parte dos resistores é feita de materiais de alta resistência elétrica, e esses são conhecidos como dielétricos.
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.
Podemos apontar que a principal desvantagem de um circuito em série é que quando se liga as cargas elétricas, caso alguma delas deixe de funcionar ou não funcione corretamente, teremos uma abertura de circuito.
Logo, a intensidade de corrente em uma associação de resistores em paralelo é a soma das correntes nos resistores associados. Desta forma, podemos notar que a corrente que passa em um resistor é inversamente proporcional ao valor da resistência.
A principal característica dessa associação é que só há um caminho para a corrente elétrica: ela é obrigada a passar por todos os resistores. Dessa forma, a intensidade da corrente elétrica que atravessa o resistor 1 é a mesma para o resistor 2 e a mesma para o resistor 3.
Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.