Esses processos podem ser induzidos nos órgãos linfóides centrais ou nos tecidos periféricos. Tolerância central: É necessário que haja um equilíbrio no reconhecimento dos antígenos próprios para evitar autoreatividade ou anergia. Ocorre no timo durante o desenvolvimento fetal e por pouco tempo após o nascimento.
As doenças autoimunes ( DAI ) ocorrem quando nosso sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo atacando, por motivos variados e nem sempre esclarecidos, os tecidos e células sadias do nosso corpo.
Uma dieta livre de alimentos inflamatórios associada ao controle de hormônios como cortisol e vitamina D removem os sintomas das doenças autoimunes em poucas semanas, o que pode levar a interrupção da medicação. Então, se é possível curar uma doença autoimune, vai depender da situação daquele paciente em específico.
Já a artrite reumatoide é uma doença autoimune que se caracteriza por inflamação que pode provocar também pequenas deformidades nas mãos. Como o sistema imunológico está envolvido no aparecimento da doença, de acordo com as características genéticas do indivíduo, sua intensidade varia para mais ou para menos.
Nas primeiras , predomina o processo de desgaste das articulações como a principal causadora das dores, enquanto que nas artrites o componente inflamatório (calor, inchaço e vermelhidão) destaca-se como determinante da dor articular.
Dor é o principal sintoma do reumatismo “Além da dor, é possível apresentar inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e sintomas gerais, como febre, perda de peso e cansaço”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.
Sintomas da artrite reumatoide
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).
Mais recentemente, surgiu um novo exame de laboratório para ajudar no diagnóstico da artrite reumatoide. Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.