Gerando a SEFIP no sistema Departamento Pessoal
2 1 1 - Ao abrir a tela da Conectividade Social, clique em 'Operações com o SEFIP'. 3 3 - Clique em 'Adicionar' e localize o arquivo salvo conforme Passo 27 (página 26). 7 - Selecione o arquivo, conforme sinalizado. 8 - Clique em 'Enviar' e, na tela de confirmação de Envio da RE, clique em 'Sim'.
A consulta pode ser feita de duas formas diferentes. Caso ainda não tenha sido paga, é possível acessar a segunda via da GFIP através do SEFIP. Basta clicar em “Relatórios RE”, depois em “Arquivo SEFIP” e informar o final do arquivo SFP salvo no momento do envio dos arquivos.
Veja a seguir instruções para fazer esse tipo de declaração através do sistema SEFIP:
O que é o SEFIP? Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, que é utilizado para a geração da GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social.
O contribuinte autuado com multa por atraso na entrega da GFIP deve recolher ou impugnar o crédito tributário no prazo de trinta dias contados da ciência do Auto de Infração. O pagamento deve ser efetuado por meio de DARF, utilizando o código de receita 1107.
Em parâmetros para geração da SEFIP informe:
É possível consultar uma 2ª via da GFIP transmitida por meio do próprio sistema SEFIP. É necessário clicar no menu “Relatório RE”, depois “Arquivo SEFIP” e informar o final do arquivo sfp salvo na hora que os arquivos foram enviados.
Existe uma forma de obter cópia de per/dcomp transmitida. Bom dia Luiz, você poderá solicitar na Receita Federal através do preenchimento do formulário "solicitação de cópias de documentos" e pagando uma taxa.
O Microempreendedor Individual (MEI) optante pelo Simples Nacional, que possua um único empregado que receba até um salário mínimo ou o piso normativo da categoria, deverá elaborar a GFIP/SEFIP conforme as instruções constantes dos Atos Declaratórios Executivos Codac nº 49/2009 e 21/2012 da Receita Federal do Brasil ( ...
O MEI que tiver empregado deve gerar a Guia do FGTS e Informação à Previdência (GFIP), por meio do sistema chamado Conectividade Social da Caixa. Esses cálculos são feitos automaticamente pelo sistema GFIP, que deve ser baixado no site da Receita Federal.
É importante lembrar que o microempreendedor individual que tiver um empregado deve recolher mensalmente o FGTS – com alíquota de 8% sobre o valor do salário pago – ao funcionário. Para isso, ele deve preencher e entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social à Caixa Econômica Federal.
I- Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br/, selecionar a opção Regularidade FGTS, clicar em Parcelamentos Pré-formalizados, selecionar o parcelamento, clicar em Consultar parcelas e Gerar guia; II- Proceder a emissão da guia para recolhimento da parcela 1/6 (GRDE – Guia de Recolhimento de Débitos do FGTS).
Como gerar guias no sistema SEFIP
Para imprimir a GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) através do sistema SEFIP, proceda da seguinte forma:
Para emitir essa guia, o processo é bem parecido.
No entanto, caso queira apenas alterar ou atualizar seu cadastro, é possível fazer isso no site do FGTS na Caixa, basta:
Como excluir dispositivos cadastrados no app Caixa Marque o aparelho que quer remover e toque em "Excluir Dispositivo". Toque em "Confirmar" para finalizar a ação.
Como regularizar a situação do FGTS atrasado O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) surgiu para agilizar esse processo. Através de um programa disponibilizado no site da Caixa para download, a empresa pode realizar os depósitos do que deve ao colaborador.