A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio é considerado um processo anaeróbico.
Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.
O processo básico de produção dessa bebida é a fermentação alcoólica, um processo anaeróbio (que não depende da presença do gás oxigênio). Durante a fermentação ocorre transformação do açúcar presente na uva em etanol. Esse processo é efetuado por microrganismos diversos, como as leveduras (fungos unicelulares).
Pela fermentação alcoólica, o suco de uva se torna vinho. Essa fermentação é a transformação dos açúcares naturais em álcool, sob a ação as leveduras; ela produz, igualmente, gás carbônico. Uma segunda fermentação, que ocorre depois, traz maciez o vinho.
Fermentação tumultuosa: após introduzir o mosto (sumo das uvas frescas) em recipientes (com a precaução de deixar espaço para a ebulição do gás) se produz o processo de fermentação mais intenso (começando poucas horas depois de sua introdução), produzindo-se a fermentação de quase que a totalidade do açúcar.
1,5 quilo
Deste volume, 130 milhões de quilos vão se tornar suco integral pronto para beber (na proporção de 1,3 quilo de uva por litro), 120 milhões de quilos em suco concentrado utilizado pela indústria na fabricação néctar e refrescos (na proporção de seis quilos de uva por quilo de concentrado) e em torno de 50 milhões de ...
Um único pé chega a produzir 60 quilos por ano, enquanto o de uva niágara, variedade considerada a mais comum, produz apenas 20.
Entre os números mais aceitos estão: 1 cacho de uva possui 75 bagos; 1 taça de vinho seria igual a um cacho de uva, ou seja, 1 taça de vinho igual a 75 bagos. Assim sendo, 1 garrafa de vinho é igual a 5 taças de vinhos, que é igual a 5 cachos de uva ou 375 bagos.
R$ /div>
– O hectare de um bom vinhedo renderá cerca de 75 hectolitros (7.
Vale lembrar que uma videira pode produzir até 40 cachos, ou seja, teria a capacidade de produzir até dez garrafas de 750ml.
O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano. É o único lugar do planeta onde isso acontece.
A videira inicia sua produção após 3 anos de plantio. Nestes primeiros 3 anos ela desenvolve raízes para absorção de nutrientes e ramos vegetativos que irão sustentar os cachos produzidos. Após 3 anos de cultivo ela têm condições nutricionais para iniciar a sua produção, produzindo poucos cachos.
Ah, e quanto uma vinha vive? Às vezes, até mais de 120 anos, mas são casos relativamente raros. Agora, vamos aos fatos. Nos primeiros dois ou três anos de vida, a videira está ocupada demais, criando o seu sistema de raízes e formando fortes caules.
Agosto
Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar.
A falta de frutificação em uma videira pode ocorrer por diversos fatores, como nutrição inadequada e as próprias características genéticas da variedade. Também podem prejudicar a produção de frutos as condições climáticas do local do plantio, como o excesso de chuva e umidade no período da floração.
Na adubação de pré-plantio normalmente são aplicados fertilizantes contendo fósforo (P), potássio (K) e boro (B). Esses nutrientes devem ser aplicados, preferencialmente, em toda superfície do solo antes do plantio das mudas de videiras.
Para que haja a fecundação, é preciso que o pólen chegue até o óvulo, que se desenvolve na parte feminina da flor, o gineceu. A polinização, ou seja, esse transporte do pólen, acontece por agentes polinizadores, como o vento, insetos ou pássaros.
Formação da muda na propriedade Mudas de Vitis vinifera (uvas européias), obrigatoriamente devem ser formadas por enxertia, pois estas cultivares são muito suscetíveis ao ataque da filoxera, pulgão que ataca o sistema radicular da videira.