Os sintomas de uma hérnia inguinal são dor e uma protuberância na região da virilha. Geralmente a protuberância fica mais acentuada após tosse ou esforço físico, assim como a dor. Podemos dividir a hérnia inguinal em dois tipos distintos: a direta e a indireta.
Nesses casos, a ultrassonografia da virilha pode ser particularmente útil se houver confusão quanto à localização da hérnia. Além disso, a tomografia computadorizada (TC) da região da virilha pode ajudar a diferenciar as hérnias femorais das hérnias inguinais.
A Ultrassonografia com Doppler da Região Inguinal auxilia na diferenciação de nódulos (suspeita de lipomas, linfonodos, abscessos); e diagnóstico e classificação de hérnias – podendo avaliar até mesmo a saúde das alças intestinais, que muitas vezes fazem parte do conteúdo das hérnias na região inguinal.
Na maioria dos casos, a história clínica do paciente associado ao exame físico, são suficientes pra realizar o diagnóstico de hérnia, sem a necessidade de exames adicionais ‼. Quando o médico fica com dúvida no diagnóstico pode solicitar alguns exames, como a ecografia de abdome, que é o exame mais solicitado.
O especialista indicado é o cirurgião geral. O tratamento da hérnia inguinal pode ser realizado por videolaparoscopia ou de forma convencional. Tudo será esclarecido durante a consulta.
O médico indicado para a cirurgia de hérnias umbilicais é o cirurgião geral, não havendo uma especialidade para o caso, uma vez que as cirurgias de hérnia de parede abdominal estão entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo.