A inclinação pode ser expressa como uma porcentagem, como resultado da relação entre a altura a vencer (h) e a distância da seção no plano horizontal (d) multiplicada por 100.
Aumentar a inclinação da esteira vai deixar o treino mais intenso, já que o efeito é o mesmo sentido ao subir uma ladeira - ou seja, além de caminhar você ainda tem que lutar contra a gravidade. Resultado: músculos a mais e calorias a menos.
Na esteira: de 5 a 6 km/h; CM = Caminhada moderada: o passo fica mais rápido e a respiração mais difícil, mas ainda dá para bater papo. Você usa os braços para ajudar no movimento e começa a transpirar mais.
Dicas de como queimar mais calorias correndo na esteira
Um homem 100 kg pode queimar 60 calorias em apenas 10 minutos de caminhada em uma esteira a uma velocidade de três quilômetros por hora. Uma mulher 70 kg seria necessária para realizar esse mesmo exercício por 17 minutos para queimar as mesmas 60 calorias.
Por boas razões: Estudos sugerem que correr duas vezes no mesmo dia e a corrida em um estado de esgotamento pode aumentar a queima de gordura, treinar o corpo a usar o glicogênio de forma mais eficiente e estimular a produção de mitocôndrias (mais mitocôndrias podem retardar a fadiga).
Em uma velocidade média de 12km/h, é possível consumir entre 860 a 1000 calorias em um treino de uma hora — considerando que cada indivíduo possa ter uma resposta diferente, por conta da individualidade biológica —. Claro que você pode reduzir o tempo ou alternar o treino entre momentos de corrida e caminhada.
Uma vantagem da caminhada na esteira é que a maioria dos equipamentos permite que você controle batimentos cardíacos, perda de calorias, velocidade, distância e tempo. ... Para os especialistas, o uso excessivo e a repetição sem variações da caminhada na esteira podem até aumentar a incidência de lesões.