As principais atividades industriais de Goiás são a de alimento e bebidas, mineração e de automóveis e máquinas agrícolas.
A indústria goiana é responsável por 27% do PIB regional, esse setor da economia vem se diversificando constantemente. A cidade de Goiânia, capital do estado, abriga boa parte dos complexos industriais. Outras cidades que se destacam são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde e Itumbiara.
A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho. A pecuária, por sua vez, está em constante expansão.
Resposta: É o setor de serviços, que já em 1995 empregava 75% da população economicamente ativa do Distrito Federal. Atualmente ele é responsável por 71% de toda a atividade econômica. ... Um outro setor da economia que está em expansão desde os anos 80 é o turismo.
Além da soja, são cultivados o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. A produção de arroz e trigo também ganha destaque no Rio Grande e no Paraná, respectivamente. A soja e as carnes são as grandes pautas da exportação, vendidos para países do Mercosul e do Oriente Médio, China e Estados Unidos.
Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar. Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária.
Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas, notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato ...
A região Centro-Oeste do Brasil detém produtividade expressiva de grãos e lidera a produção agrícola brasileira. A região abriga grandes propriedades produtivas principalmente de algodão, arroz, milho, soja, café e cana-de-açúcar.
região Centro-Oeste
Arraial de Santana
No último feriado, resolvi matar a curiosidade e fui fazer turismo na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, também conhecida como Goiás Velho. Fundada em 1729, no auge do ciclo do ouro, a cidade foi capital do estado de Goiás até 1937, quando a sede do governo foi transferida para Goiânia.
Os principais depósitos auríferos no Estado de Goiás estão localizados nos municípios de Crixás, Faina, Goiás, Guarinos, Pilar de Goiás, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Mara Rosa, Novo Horizonte, Cavalcante e Niquelândia, Monte Alegre de Goiás e Nova Roma.
A extração de minerais no estado de Goiás é uma atividade de relevante importância econômica, os minerais extraídos são: níquel, fosfato, nióbio, ouro, titânio, água mineral, brita, calcário, vermiculita.
O Estado é grande importador de insumos agrícolas (fósforo, potássio, nitrogênio, enxofre), de rochas ornamentais (granitos, mármores, etc), de produtos cerâmicos (pisos, azulejos, vasos sanitários, pias, etc) e de diversas commodities minerais, mas já é auto-suficiente na produção de água mineral, calcários corretivos ...
Resposta: Inúmeros minérios são extraídos no Mato Grosso. São eles: Minerais metálicos ➡ Estanho, Níquel e Ouro.
Uma jazida de minério de ferro com peso estimado em 11,5 bilhões de toneladas foi encontrada no Mato Grosso por pesquisadores do governo do estado.
São estes os principais impactos ambientais causados pela mineração: