A combinação de tipos que acentuam um ao outro é chamada de sinergia. Com a associação harmônica de aromas, além de obter um novo aroma, você potencializa o efeito desejado, lembrando que sempre devem ser usados óleos essenciais puros e naturais, pois substâncias sintéticas podem ser prejudiciais.
Tradicionalmente os óleos vegetais são os mais utilizados nas sinergias. Para cada 5 ml (1 colher de sobremesa) de óleo vegetal, podemos adicionar no mínimo uma gota de óleo essencial e no máximo 3 gotas. E, em dosagens maiores do óleo vegetal utilizamos à proporcionalidade.
PICANTES combinam com óleos florais, orientais e cítricos.
Modo de uso: Aplique nos pulsos, atrás das orelhas, nos chakras (canais energéticos do nosso corpo), do ladinho do nariz, na sola dos pés e onde você sentir. O mais importante é que os óleos essenciais entrem em contato com a sua pele.
Então, confira a ação de dez tipos de óleos corporais na pele.
Você pode optar pelo óleo de lavanda para começar. Misture de 1 gota do óleo essencial escolhido com 2 colheres de sopa de óleo vegetal diluidor e aplique nos braços, pernas, barriga, pés e orelhas. Essa massagem é muito relaxante e a fragrância do óleo ajudará seu bebê a relaxar e a ter um sono tranquilo.
Para recém nascidos até os 6 meses deve-se colocar no máximo 1 gota em 30ml de óleo carreador. Dos 6 aos 12 meses 1 a 2 gotas e, a partir do primeiro ano de idade da criança, 1 a 5 gotas diluídas em 30 ml. Com a diluição adequada, os óleos essenciais podem ser utilizados para massagear os pés do bebê.
Mais conhecido pelas mães por ser recomendado para ser utilizado no tratamento do umbigo do recém-nascido, o óleo de copaíba, em doses terapêuticas, é indicado para o tratamento de diversos males como pé-de-atleta, feridas, erupções na pele, dermatite, pano branco, eczema, câncer de pele, úlceras no estômago, caspa, ...
Lavanda. É um óleo essencial equilibrante e, por isso, pode acalmar as crianças e proporcionar um sono mais tranquilo. Você pode experimentar massagear os pés do bebê usando o óleo de lavanda. Para isso, coloque uma gota em 10 ml de óleo vegetal de jojoba ou gergelim.
É possível fazer a diluição dos óleos essenciais em tecidos. Bata diluir 6 gotas de óleo essencial, com 1 colher de álcool líquido para 4 colheres de água.
Diluição: 1% - Usada p/ óleos de aroma muito forte ou caros como jasmim, rosa, néroli. Comum a óleos de massagem, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel. 50ml ou 50 gramas – 11 gotas ou 0.
óleo carreador
A diluição faz-se necessária por razões de segurança, principalmente porque depois de diluídos os óleos essenciais passam a ter uma menor concentração; assim, reduz-se o risco de provocar irritações cutâneas.
Como usar o óleo essencial de olíbano para ansiedade: Massageie o óleo essencial diluído em óleo carreador nas mãos ou nos pés. Você também pode adicioná-lo a um difusor.
Isto porque o volume de cada gota vai depender da densidade do óleo e do gotejador utilizado, então pode haver grandes variações entre quantas gotas vão representar 1 mL para cada óleo, geralmente de 20 a 40.
Os óleos essenciais também podem ser aproveitados por meio de compressas. É simples: encha uma bacia com um litro de água quente ou fria e coloque de três a seis gotas do óleo essencial que preferir, depois disso, misture vigorosamente e embeba uma toalha na água, aplicando no local por pelo menos 30 minutos.
Dicas de como usar óleos essenciais
7 maneiras de usar óleos essenciais na limpeza de casa
Para usar na pele, os óleos essenciais devem ser misturados com os óleos vegetais ou cremes neutros, nesse caso sendo usados como base carreadoras dos óleos essenciais.
Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne. O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).
Dica: misture duas gotas de óleo de melaleuca em um copo de água. Aplique a solução com um algodão sobre a pele. Mas atenção: por ser um óleo superconcentrado, nada de aplicá-lo direto na pele do rosto.
“Por isso, peles com tendência à acne e à oleosidade costumam responder bem ao uso do óleo de melaleuca. Além disso, podemos usá-lo em todas as etapas de cuidados com pele: higienização, antes do protetor solar para controle da oleosidade, no tratamento de algumas dermatose”.
Veja algumas indicações de uso do óleo de melaleuca Na pele: contra acne, pode ser aplicado puro diretamente na 'espinha' ou em uma vaporização para o rosto. Para aliviar dores e inchaços, é usado na massagem corporal ou em compressa. No cabelo: equilibra a oleosidade, ajuda a tratar caspa, seborreia e psoríase.
Devido às propriedades antissépticas já relatadas, o óleo essencial de melaleuca é muito utilizado como conservante nas formulações. Ele combate infecções por bactérias e fungos na pele, regenera machucados e promove cura dos tecidos.
— Nas unhas, o principal benefício da melaleuca é o efeito antisséptico. Ela age nas infecções bacterianas, diminuindo a proliferação de bactérias e fungos — afirma o dermatologista Marcelo Bellini. — Mas ela pode estar presente ainda nos tratamentos antiacne, contra micoses e no controle da oleosidade — completa ele.
O óleo essencial de tea tree é um óleo essencial extraído das folhas e ramos de uma árvore chamada em português de árvore do chá ou melaleuca. Essa espécie tem grande importância para a medicina pelos seus efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica contra organismos que nos causam doenças.