A Escala de Glasgow permite determinar o nível de consciência da pessoa através da observação do seu comportamento. A avaliação faz-se através da sua reatividade perante determinados estímulos, em que são observados 3 parâmetros: abertura ocular, reação motora e resposta verbal.
A escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala neurológica que intenciona constituir-se de um método confiável e objetivo para registrar o nível de consciência de uma pessoa, para avaliação inicial e contínua após um traumatismo craniano.
Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.
Todas essas doenças envolvem somatização, a manifestação de fatores mentais na forma de sintomas físicos (somáticos, de soma, a palavra grega para corpo). Neste transtorno, a principal preocupação da pessoa é com os sintomas físicos, como dor, fraqueza, fadiga, náusea ou outras sensações corporais.
Somatização é uma tendência a sofrer um desarranjo psicológico que se manifesta mediante sintomas somáticos exigindo intervenção médica. Grosso modo, a somatização expressa-se pela geração de sintomas físicos de uma condição psiquiátrica tal como a ansiedade.