Oi Elza, a insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz.
A insulina que ainda não foi aberta deve ser guardada na geladeira entre 2 e 8ªC. Depois de aberta, pode ser deixada à temperatura ambiente (menor do que 30°C) por 30 dias, com exceção da detemir (Levemir), que pode ficar em temperatura ambiente por até 42 dias.
Assim que iniciar o uso: Após o primeiro uso, válido por 1 mês, quando armazenado em temperatura ambiente abaixo de 30 °C ou sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), longe do compartimento do congelador.
Normal: inferior a 140 mg/dl; Resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Qual o nível normal de insulina? Os valores de referência de insulina dependem do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), que avalia o peso em relação à altura do indivíduo, sendo: IMC de até 25: 2 a 13 mU/L de insulina. IMC entre 26 e 30: 2 a 19 mU/L de insulina.
Os resultados variam basicamente em torno dos seguintes valores: indivíduo saudável: inferior a 140 mg/dl; indivíduo com resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; indivíduo com diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Os valores normais do Índice Homa para adultos podem variar de acordo com o Índice de Massa Corporal, porém, de forma geral, os valores são: Valor de Referência do Homa-IR: inferior a 2,15; Valor de Referência do Homa-Beta: entre 167 e 175.
O índice de HOMA é um cálculo de execução simples, que se fundamenta nas dosagens da insulinemia e da glicemia, ambas de jejum, descrito em 1985 por David Matheus. Sua finalidade é determinar a resistência à insulina (HOMA-IR) e a capacidade funcional das células beta pancreáticas (HOMA-BETA).
O fato de você estar com Homa-IR e Homa-Beta abaixo do padrão significa que você pode estar desenvolvendo um quadro de resistência insulínica. Isto significa que o seu organismo não está metabolizando corretamente a quantidade de açúcares que você esta ingerindo na alimentação.
O Modelo de Avaliação da Homeostase, mais conhecido como índice HOMA, representa uma das alternativas à técnica de clampe para avaliação da RI e da BcC, fornecendo uma medida indireta da RI ao avaliar, em condições de homeostase e jejum, a insulina endógena e a glicemia (22).
HOMA-beta é o método mais utilizado para estimar a secreção de insulina, através da estimativa da função da beta-célula a partir dos valores de insulina e da glicemia em jejum, que refletem o balanço entre a produção hepática de glicose e a secreção de insulina.
Quando os valores do Índice Homa são superiores aos valores de referência isso significa que existe uma resistência a insulina ou mal funcionamento das células do pâncreas levando a uma produção insuficiente de insulina , que é quem regula os níveis de açúcar no sangue.
Incluir nozes e peixes com alto teor de gordura deve ajudar. Consumir ácidos graxos Ômega 3: Consumir ácidos graxos ômega 3 pode, ajudar a reduzir a resistência à insulina. Eles também podem baixar triglicerídeos do sangue, que muitas vezes estão elevados em pessoas resistentes à insulina.
COMO CONTROLAR A INSULINA E EMAGRECER A resistência à insulina é reversível. Mudando alguns hábitos você pode reverter a resistência à insulina e emagrecer. Para quem tem resistência a insulina e precisa perder peso, fazer o jejum intermitente combinado com uma dieta de baixo carboidrato é uma excelente opção.
Foi feito o cálculo do HOMA-IR de acordo com fórmula = insulina de jejum (µU/L) x glicemia de jejum (nmol/L)/22.
É preciso encontrar o equilíbrio nutricional, o que pode ser feito ao aliar carboidratos com proteínas e fibras. Esses tipos de cardápio também ajuda a evitar os picos de insulina. Aliás, as fibras também tem outro benefício: auxiliam a controlar as taxas de açúcar no sangue.
A insulina elevada pode refletir uma sobrecarga de trabalho do pâncreas diante do excesso de peso e/ou alimentação inadequada que levam a resistência da ação da insulina no organismo. Mas é preciso avaliar melhor o cenário clínico e laboratorial porque a insulina isolada não fornece um diagnóstico preciso.
7 remédios naturais para baixar a glicose
7 melhores sucos para diabéticos
5 remédios caseiros para Diabetes
A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada.
De 2 a 4 horas depois da refeição, os níveis de açúcar no sangue já devem ter voltado ao normal. Caso ela esteja quase sempre alta, é bom verificar se a dose do seu medicamento está adequada.
Chá de cúrcuma O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.