Antes de qualquer coisa, lembre-se de que as funções do segundo grau possuem a seguinte forma:
É definida por y = f (x) = ax² + bx + c, sendo a ≠ 0. É uma curva aberta chamada parábola que possui os seguintes elementos: Concavidade: para cima (a > 0) e para baixo (a < 0).
O gráfico da função quadrática é uma parábola, cuja concavidade é determinada de acordo com o valor de a. Se a > 0, a concavidade da parábola estará voltada para cima e se a < 0, a concavidade da parábola estará voltada para baixo.
Matemática. O gráfico da função de 2º grau é representado pela parábola, que pode ter sua concavidade voltada para cima ou para baixo. Uma função do 2º grau é definida pela seguinte lei de formação f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c, em que a, b e c são números reais e a ≠ 0.
O gráfico da função quadrática é representada por uma parábola que pode ter concavidade voltada para baixo ou para cima.
Como se viu em Funções 2 a parábola representa o gráfico da função de 2° grau. Mas este gráfico pode ter algumas variações que serão estudados agora e este estudo facilitará a construção do gráfico.
Para localizar um ponto num plano cartesiano, utilizamos a seqüência prática: O 1º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das abscissas. O 2º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das ordenadas. No encontro das perpendiculares aos eixos x e y, por esses pontos, determinamos o ponto procurado.
O domínio de uma função de A em B é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x A estiver associado a um elemento y B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se “y é igual a f de x”).