Conjugação pronominal
querer - verbo
Não, não é correto utilizar o termo "quisto" nessa frase. O vocábulo "quisto" não se trata de uma conjugação verbal do verbo "querer, mas sim de um adjetivo, que significa "querido" ou "desejado". Além disso, o "quisto", enquanto substantivo, é sinônimo de "cisto" e se trata de um tipo de tumor benigno.
Quereria vem do verbo querer. O mesmo que: ambicionaria, ansiaria, aspiraria, desejaria, ordenaria, permitiria, solicitaria, amaria.
Ter intenção de: 2 pretendia, tencionava, intencionava, intentava, planeava, planejava, pensava, contava, programava, projetava, cogitava.
Para mim está claro o uso formal de quereria em orações subordinadas, por exemplo: «Se eu pudesse querer alguma coisa, quereria viajar.» Tenho dúvidas no caso das solicitações: «Eu quereria falar com você.»/«Eu queria falar com você.»
Onde ou aonde só vão ser pronomes relativos quando puder ser substituído na frase por “O lugar em que”. Veja o exemplo: “Aonde ela foi, ninguém gosta de ir” fica “O lugar em que ela foi, ninguém gosta de ir”.
Aonde = para que lugar Aonde indica movimento, sugerindo a ideia de um destino. Refere-se ao lugar para onde alguém ou alguma coisa vai. Deverá acompanhar verbos que também indiquem movimentação, como ir, voltar, chegar, dirigir,..
A maneira correta de construir uma frase para expressar o que se deseja nesse caso é "Onde vamos parar?". O termo "aonde" é uma união entre a preposição "a", no sentido de "até", e o advérbio "onde". Logo, apenas o utilizamos em situações que exijam expressão de movimento.
A forma correta de escrita da expressão é a prazo, sem acento indicador de crase. A expressão à prazo, com acento indicador de crase, está errada.