Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.
A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado popularmente de "canela". No homem adulto, com uma média de 43 cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o maior o fêmur com uma média de 50 cm.
A extremidade inferior pode ser dividida em várias partes ou regiões, conforme listado em baixo: Quadril. Coxa. Joelho.
Significado de Perna substantivo feminino Parte dos membros inferiores (no corpo humano) compreendida entre o joelho e o pé. (O esqueleto da perna é formado da tíbia e do perônio.).
Veias dilatadas na perna; Aumento da temperatura local; Dor ao toque; Enrijecimento da pele.
Para fazer o diagnóstico da trombose, o médico fará, inicialmente, um exame clínico, com base nos sintomas que cada paciente apresentar. Para confirmar, podem ser solicitados alguns exames, como, por exemplo: Ultrassonografia. Exame de sangue.
Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.
A dor na panturrilha é geralmente causada por cãibras, quando seus músculos se contraem repentinamente. Isso pode acontecer se você estiver fazendo novos exercícios, se estiver desidratado ou se tiver falta de alguns minerais.
Alguns exemplos são:
Além de ser uma região muscular que auxilia constantemente na caminhada (locomoção), postura e equilíbrio do nosso corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração, fazendo com que o sangue retorne contra a gravidade em direção a ele.
Dormir muito tempo na postura errada da perna pode estar por trás de alguns casos de dor. Estas posturas erradas podem afetar articulações, músculos e até mesmo vasos sanguíneos, por isso é importante adotar uma postura mais confortável.
Evite manter as pernas cruzadas ou na mesma posição. Aplique bolsas de gelo, isto irá aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea. Massage a área com óleos naturais, como o alecrim ou gerânio, suas propriedades ajudarão a aliviar a dor e o desconforto.
Geralmente, a dor na virilha não é um sintoma grave, podendo surgir tanto do lado esquerdo, como do lado direito da virilha devido às mesmas causas, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções e dor ciática.
“Faço alongamento e exercícios logo pela manhã”, conta ela. Nestes dias de temperatura mais baixa, o alongamento ajuda a destravar os músculos, os nervos. A pessoa também pode fazer os exercícios mesmo estando sentada.