A hidroponia é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, sendo alimentadas através de uma solução nutritiva, ou seja, em água, onde são dissolvidos sais contendo os nutrientes essenciais para as plantas.
Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada, dissolvidos em água. O resultado é uma planta mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo.
Conheça cinco exemplos de sistemas hidropônicos dinâmicos:
Um dos princípios básicos para produção vegetal, tanto no solo como sobre sistemas de cultivo sem solo (hidroponia) é o fornecimento de todos os nutrientes de que a planta necessita. ... Nesta água estão dissolvidos sais formando a solução do solo, que leva os nutrientes para as plantas.
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
A implantação de uma unidade hidropônica no sistema NFT tem seus custos bastante variáveis, em função dos materiais usados na estrutura. Estima-se um custo de R$ 30,00 por metro quadrado de canteiro de cultivo, considerando toda a estrutura hidropônica (Faquin & Furlani, 1999).
O cultivo da alface em hidroponia exige que a temperatura permaneça em torno de 25°C e com umidade relativa do ar de aproximadamente 70%. Para quem deseja cultivar a alface hidropônica em locais menores e fazer a sua própria horta orgânica em casa a melhor opção é encontrar um espaço coberto com boa entrada de luz.
48750 pés
Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 30 centímetros entre as plantas e entre linhas. Para a alface americana, as medidas são de 35 centímetros. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde, dependendo do clima e tipo de solo.
Temperaturas entre 10º C e 24º C são as ideais para cultivar alface. No entanto, é possível plantá-lo em temperaturas amenas ou até mais intensas. Mas é preciso ter cuidado com as altas temperaturas para a planta não florescer precocemente.
Rendimentos de alface podem chegar a até 50-70 toneladas por hectare, dependendo da variedade, número de ciclos de plantio e condições do solo. A duração do ciclo plantio/colheita em solo é de 60-90 dias no outono e no verão 21 a 30 dias.
O pendoamento nas alfaces é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. Quando cultivares dessa hortaliça são expostas a situações de estresse com alterações bruscas de temperatura (como frio durante o verão ou excesso de calor), este processo é acelerado.
A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.
Jasmim