Há uma fórmula simples : CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Ativo circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. ... O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Existe uma fórmula específica e muito simples, utilizada para o cálculo do capital circulante líquido. Veja: CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).
3 - Capital Circulante Líquido O Capital Circulante Líquido representa a capacidade financeira da Empresa a Curto Prazo. ... AC < PC = CCL Negativo Quando o Ativo Circulante é igual ao Passivo Circulante, tem-se um Capital Circulante Líquido Nulo.
Portanto, o capital de giro líquido vem a ser representado pela fórmula: CGL = AC – PC. Dessa maneira, o ativo circulante é tudo aquilo que será transformado em caixa em até 12 meses. Por outro lado, os passivos circulantes são as contas que deverão ser liquidadas em até 12 meses.
Sabendo disso, vale dizer que se o capital circulante líquido apresentar resultados positivos, significa que a saúde financeira do empreendimento está indo muito bem. Então, adotar essa métrica é fundamental para que o funcionamento operacional da indústria continue a todo vapor.
Qual dos eventos a seguir não altera o Capital Circulante Líquido – CCL? Respostas: a. Liquidação, em dinheiro, de contas a pagar.