Antiosteolítico: A colchicina atua inibindo a mitose das células osteoprogenitoras e a atividade dos osteoclastos preexistentes. A colchicina diminui a temperatura corporal, deprime o centro respiratório, contrai os vasos sanguíneos e causa hipertensão, estimulando o centro vasomotor.
A colchicina é um alcaloide derivado do Colchicum autumnale que interfere na divisão celular, inibindo algumas funções dos neutrófilos, um dos tipos de glóbulos brancos que participa dos sintomas da gota. Na Febre Familial do Mediterrâneo, a colchicina diminui a inflamação.
Quando começar a tomar alopurinol deve tomar em simultâneo algum medicamento com actividade anti-inflamatória (como a colchicina, os anti-inflamatórios não esteróides ou a cortisona). Estes medicamentos diminuem bastante o risco de ter novas crises de Gota.
Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
O Alopurinol é um medicamento usado prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, tais como: pedras nos rins e certos tipos de doença renal. Logo, este medicamento atua reduzindo a produção de ácido úrico que é sintetizado por nosso organismo.
O melhor é prevenir a gota Fatores como o sobrepeso, o sedentarismo, o uso de bebidas alcoólicas, principalmente vinho tinto e cerveja, e uma alimentação com abundância de alimentos ricos em purina podem levar ao surgimento desta doença ou outro problema de saúde resultante da hiperuricemia.
O ideal é realizar um tratamento visando normalizar os níveis de acido úrico (através de dieta e medicamentos) para que este caroço (tofo) diminua, no entanto dificilmente ele desaparece totalmente. Caso ele incomode, alguns pacientes optam por sua retirada de forma cirurgica sem problemas.
O tratamento deve incluir, medicamentos que proporcionem alívio sintomático da dor e inchaço (mas não diminuem o nível de ácido úrico) como os AINE's (anti-inflamatórios não esteróides – por exemplo ibobrufeno e o naproxeno) que são de atuação rápida e são considerados tratamento de primeira linha.