peixão
Janela = janelão (aumentativo) ; janelinha (diminutivo). Nariz = Narigão (aumentativo) ; narizinho (diminutivo).
O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão....Formação do aumentativo
O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. ... O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Grau aumentativo é aquele que, além de indicar tamanho aumentado, também expressa exagero ou desprezo. Por exemplo: Foi quando, com a sua bocarra, o leão atacou sua presa. (indica tamanho)
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Embora a palavra DEVAGAR seja advérbio, no português falado no Brasil consagrou-se o seu uso no diminutivo em lugar do superlativo. Em vez de “muito devagar”, temos o “devagarinho” e o “devagarzinho”.
Bonezinhos. Diminutivo de boné. Acessório ou vestimenta para cobrir a cabeça.
Diminutivo de rua = ruela, aumentativo(na Língua Portuguesa) ainda não foi encontrado, parte-se do princípio que que seja avenida, visto que avenida é uma rua larga e comprida.
Canário-da-telha. Bacurau-da-telha. Sortelha. Patelha.
mascarinha | Definição ou significado de mascarinha no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.