O Serviço Social liga-se a divisão do trabalho no sentido de agir e lutar com os movimentos sociais de bases ligadas a igreja católica no mundo temporal no início da década de 30. ... Cujo objetivo era controlar as insatisfações e o pauperismo popular, advindas da relação entre o capital x trabalho.
Ao refutar diversos questionamentos fora do curso causa/efeito, o positivismo não contribuía para o desenvolvimento da sociedade, pois tornava as populações reféns do serviço, impossibilitando-as de caminhar com as próprias pernas. ...
O III CBAS se transformou na expressão pública e coletiva do processo de ruptura com o conservadorismo, cuja inflexão se materializou no reconhecimento dos assistentes sociais como trabalhadores em sua condição de assalariamento, no compromisso profissional com os direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora ...
A modernização conservadora e as modificações profundas na sociedade, que se efetivaram durante a ditadura militar, atingiram o Serviço Social diretamente em dois níveis: na sua prática e na sua formação profissional. O processo de autocracia burguesa vai alterar a questão do trabalho.
O Documento de Teresópolis foi elaborado pela iniciativa de 33 profissionais no ano de 1970, sendo um estudo sobre a metodologia do serviço social, em que se colocou a pensar a prática e sua interlocução com a teoria, uma concepção operacional da profissão, pautando-se a qualificação do assistente social.
do domínio da ditadura militar brasileira, o espaço do Assistente Social se limitava a meros executores de políticas sociais nas comunidades. ... As políticas sociais tornavam-se meios utilizados para amenizar principalmente as consequências das contradições existentes na relação Capital X trabalho.