Quais Os Alimentos Que Podem Ser Irradiados?

Quais os alimentos que podem ser irradiados

A irradiação de alimentos é um processo físico de tratamento que consiste em submeter os produtos embalados ou a granel, a uma dose controlada de radiação ionizante, por um tempo predeterminado, com o intuito de melhorar a qualidade sanitária e aumentar validade comercial dos alimentos (GCIIA, 1991; BRASIL, 2001).

Quais são os alimentos irradiados no Brasil?

o símbolo Radura sempre foi usado como um símbolo de qualidade excepcional para alimentos processados por radiação ionizante (Ehlermann, 2009). Originalmente, o logotipo foi usado exclusivamente pela Planta Piloto para Irradiação de Alimentos, em Wageningen, na Holanda, proprietário dos direitos autorais.

A irradiação é regulamentada pela Food and Drug Administration (FDA) desde 1963. Já no Brasil, as primeiras pesquisas surgiram na década de 1950, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). A técnica foi introduzida na legislação sanitária do Brasil no Decreto-Lei n° 986/PR, de 21/10/1969, instituído pelos Ministros da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica Militar, tendo como objetivo a defesa e a proteção da saúde individual e coletiva, que legislava, inclusive, sobre a rotulagem dos alimentos irradiados.

Blog

Blog

A conservação de alimentos pela técnica de irradiação ionizante está regulamentada desde 1963 pela FDA (Food and Drug Adminstration). Estudos foram realizados e comprovaram que está técnica é segura à saúde, assim liberando sua utilização para todos os alimentos a partir de 1997 pela WHO (World Health Organization).

símbolo da irradiação, a Radura (Figura 2). Se a quantidade de alimento irradiado do produto for inferior a 5% do conteúdo total, não é necessário que seja identificado no rótulo (Brasil, 2001). Figura 2:Radura, símbolo internacional obrigatório em alimentos irradiados.

Content current as of:

A irradiação elimina (ou inativa) larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças. Além disso, ela permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento. Tendo em vista que a deterioração precoce dos alimentos se deve à ação dos insetos, micro-organismos e enzimas de degradação neles presentes, o tratamento é capaz de aumentar significativamente a vida útil dos produtos. Por conseguinte, o consumidor põe na sua mesa um alimento melhor conservado e higienicamente mais seguro.

Decreto-Lei nº 337/2001 de 26 de dezembro, que transpõe, para o direito interno, a Diretiva 1999/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de fevereiro, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros, respeitante aos alimentos e ingredientes alimentares tratados por radiação ionizante, e a Diretiva 1999/3/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Fevereiro, relativa ao estabelecimento de uma lista comunitária de alimentos e ingredientes alimentares tratados por radiação ionizante.

Entre outros aspetos verifica-se se o tratamento dos alimentos ocorreu em instalações de irradiação aprovadas e se as doses máximas de irradiação nos alimentos são cumpridas (10kGy em ervas aromáticas secas, especiarias e condimentos vegetais).

Como saber se o alimento foi irradiado?

Como saber se o alimento foi irradiado?

Em relação a custos, uma reflexão: o público sabe que o Brasil investe em uso de agroquímicos e inseticidas que sabidamente deixam resíduos nos alimentos, promovem resistência dos insetos e microrganismos, liberam resíduos no meio ambiente, comprometem o equilíbrio ecológico e a saúde do trabalhador. E o custo dos agrotóxicos também é repassado ao consumidor! A irradiação de alimentos apresenta vantagem em todos esses quesitos, com a vantagem que, uma vez construídas as instalações, o custo desta técnica no longo prazo é bastante baixo, comparado ao tratamento com agroquímicos.

Diretor acadêmico e fundador da Agron Food Academy e mestrando em Alimentos e Nutrição pela UNESP, desenvolvendo filmes comestíveis probióticos, também possui experiência com o uso de óleos essências na indústria de alimentos, análises físico-químicas e microbiológicas, além da produção em indústrias frigoríficas

Para entender melhor sobre irradiação de alimentos, o CONTER convidou a diretora de comunicação institucional Denise Levy, e o secretário regional Alfredo Ferreira Filho, ambos da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Confira a seguir:

Regulated Product(s)

Além disso, a irradiação já é reconhecida como um tratamento quarentenário, o qual pode substituir o banho térmico das frutas, por exemplo, ajudando a vencer barreiras fito ou zoo-sanitárias, aumentando a competitividade e viabilizando a exportação de novos produtos.

Você sabe o que significa RADURA? A Radura é um logotipo internacional que é utilizado para identificar um alimento irradiado, e é exigido por lei que, além do símbolo, os alimentos irradiados possuam a frase “Alimento tratado por irradiação”.

CONTER - O que é a irradiação de alimentos? Como funciona o procedimento e quais seus benefícios para a indústria e o consumidor?

O que é irradiação de frutas?

Consulte a lista de estabelecimentos aprovados da UE e de países terceiros.

La irradiación no hace que los alimentos sean radioactivos, no compromete la calidad nutricional ni cambia perceptiblemente el gusto, la textura o la apariencia de los alimentos. De hecho, cualquier cambio que provoque la irradiación es tan mínimo, que no es fácil distinguir si un alimento ha sido irradiado.

Topics

A radioatividade é invisível a olho nu, não tem cor, não tem cheiro nem gosto. Só pode ser percebida mesmo com o uso de equipamentos especiais, como um contador. Ela está presente em toda natureza. O perigo é quando existe uma grande concentração, como no caso de um vazamento nuclear.

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. ... A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos.

O que é um alimento tratado por processo de irradiação?

O que é um alimento tratado por processo de irradiação?

A propaganda de produtos irradiados deve ser feita de forma bastante meticulosa e criteriosa. É necessário informar ao consumidor que o alimento tratado por irradiação não fica radioativo e que, em relação ao seu similar não irradiado, ele apresenta uma melhor qualidade sanitária e que por isso seu consumo é mais seguro. Além disso, em geral, pode ser ressaltado que o alimento continuará saboroso, nutritivo e apropriado para o consumo por um período significativamente mais longo.

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.

símbolo da irradiação, a Radura (Figura 2). Se a quantidade de alimento irradiado do produto for inferior a 5% do conteúdo total, não é necessário que seja identificado no rótulo (Brasil, 2001). Figura 2:Radura, símbolo internacional obrigatório em alimentos irradiados.

O que diz a Lei de Soddy Fajans Russel para a radioatividade?

A segunda Lei de Soddy em resumo trata que quando um núcleo sofre uma reação e converte nêutron em próton e elétron, ele altera seu numero atômico aumentando uma unidade e sua massa permanece constante. ...

Qual a finalidade da irradiação de alimentos?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.

Quais as desvantagens da irradiação de alimentos?

Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos

  • Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
  • Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;

Quais as desvantagens do uso da radiação?

Apesar de todas suas utilidades, a radioatividade possui muitas desvantagens. O alto poder de contaminação dos resíduos nucleares implica cuidados muito específicos que, se não cumpridos, podem causar danos graves a população e ao meio ambiente local, afetando-os por gerações.

Qual o principal objetivo da irradiação?

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...

Qual a legislação no Brasil que trata sobre a irradiação dos alimentos?

No Brasil, existem duas legislações a respeito de alimentos irradiados: o Decreto nº 72.

Qual o significado de kGy?

As doses de irradiação são geralmente expressas em kGy que é “quilo Gray”. São vários os tratamentos proporcionados pela irradiação.