Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
A oferenda: como fazer o paliteiro de Ogum?
Ogum
OXUM – Nossa Senhora da Conceição (RJ), Nossa Senhora das Candeias (BA). Orixá do amor puro e verdadeiro, orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!
O termo patacori é de origem iorubá e transmite força e poder, devido a isso optou-se pela mesma. Patacori é um trecho da saudação ao Orixá Ogum. Onde a sua reverência completa, em iorubá, é “Patacori, Ogum”. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos.
A saudação mais popular ao orixá Ogum é Ogum Ye (ou Ogunhê ou Ogum Iê). ... Patacori (ou Patakori) é apenas uma palavra de todo o trecho laudatório, ao orixá Ogum.
Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...
É Orixá das contendas, deus da guerra. Seu nome, traduzido para o português, significa luta, batalha, briga. É filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exu e Oxossi. Por este último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro, na verdade foi Ogum quem deu as armas de caça à Oxossi.
Ogunhê é a saudação pertinente ao orixá Ogum. Ogunhê, meu pai!
Saudação para o Orixá Xangô! Em idioma africano. Kaô Cabecilê!
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
A Obaluaiê agradeço pela saúde, Atotô Meu Pai! Agradeço a Ogum por ajudar a superar os obstáculos na vida, Patacuri, Ogunhê! Agredeço a Oxóssi pela fartura em meu lar, Okê Arô! Agradeço a Oxum pelo amor em meu coração, Ora Yê Yê Ô Oxum!
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
A saudação à Obaluaê é Atotô que significa silêncio.
mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Meditando com Oxum No entanto, a força da água doce, do equilíbrio e do amor materno desta entidade pode ser praticada por meio de uma meditação sincera. Para se conectar com a energia deste arquétipo, feche os olhos visualize água ao seu redor. Como se estivesse dentro de um rio de águas cristalinas. A água é boa.
Cozinhe os 8 ovos e reserve. Refogue a cebola (picada) em azeite doce, então acrescente o camarão e refogue até dourar. Triture o feijão Fradinho já cozido e junte ao refogado, mexendo até engrossar. Coloque na tigela de louça, enfeite com os 8 ovos cozidos e regue com azeite.