Órgãos dos sentidos
Além disso, o tato permite-nos sentir quando um carinho é dado, além de mostrar a força que pode ser aplicada em determinado objeto, por exemplo. O tato é tão importante que em pessoas cegas pode “funcionar como a própria visão”. Pessoas com deficiência visual frequentemente aprendem a ler utilizando o tato.
-As crianças serão convidadas individualmente a colocar a venda nos olhos, inserir a mão dentro da caixa e retirar um dos objetos; -O professor deve explorar este momento, perguntando se o objeto é duro, mole, áspero, liso, enfim, instigando as crianças a explorarem pelo tato o objeto.
pele
Como cuidar do tato A dieta é importante, porque as fibras nervosas são metabolicamente ativas. Elas precisam de um tipo certo de combustível para funcionar bem. Há alguns alimentos recomendados, como abacate, azeitonas e nozes; Quando puder, tire seus sapatos e meias e deixe seus pés respirarem.
Para fazer é só colar o papel contact com fita adesiva na parede, com a cola virada para fora. Elas podem colar as bolinhas ao longo do papel contact, desmontá-las, montá-las novamente. Assim o bebê estimula seu tato, e sua visão.
Permita que ele reconheça os sabores de diferentes alimentos, salgados e doces, e que use a boca. Observe e anote para conhecer suas preferências e para respeitar as suas rejeições. Ao estimular seu paladar, leve-o a reconhecer os alimentos sem vê-los, pelo sabor e pelo cheiro.
Para estimular esse sentido, passeie com o bebê em uma horta ou pomar, sinta os cheiros da natureza ou durante o banho utilize cheirinhos suaves e diferentes. Evite uso de colônias fortes, produtos de limpeza de ambiente ou mesmo nas roupas dos bebês — cheiros como esses podem ser irritativos e causar incômodo.
Audição
As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, elas se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.
Atividade sensorial trate-se de uma prática lúdica em que a criança além de se divertir, também estimula o seu pequeno em diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. ... As crianças conseguem aprender melhor quando as informações são atingidas por mais de um sentido ao mesmo tempo.
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
10 tipos de jogos cooperativos para Educação Física (e não só)
Jogos cooperativos apresentam o objetivo de despertar a consciência de cooperação e promover a ajuda entre os jogadores. Dessa forma, considera-se o outro que joga como como um parceiro, um colaborador e não como adversário. ... Exemplos: jogos de cartas, xadrez, corrida.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
Os jogos competitivos abordam vários tipos de categorias, estimulando diferentes habilidades e que impulsionem o raciocínio. O foco é que todos trabalhem por um objetivo em comum! Jogos intelectuais, que utilizam reflexos rápidos, estratégicos e de raciocínio lógico são exemplos de jogos competitivos.