EQST

Como A Sociedade Ideal Segundo Plato?

Como é a sociedade ideal segundo Platão?

Como há três partes na alma, deve haver três classes numa sociedade, também equilibradas e em harmonia: Os dirigentes (ou guardiães), que correspondem ao elemento racional; a eles cabe governar. ... Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular.

Quais são os principais diálogos de Platão?

Diálogos de Platão

  • I. Eutífron · Apologia de Sócrates (monólogo) · Críton · Fédon.
  • II. Crátilo · Teeteto · Sofista · Político.
  • III. Parmênides · Filebo · O Banquete · Fedro.
  • IV. Primeiro Alcibíades (*) · Segundo Alcibíades (**) · Hiparco (**) · Amantes rivais (**)
  • V. Teages (**) · Cármides · Laques · Lísis.
  • VI. ...
  • VII. ...
  • VIII.

Qual a obra é considerada uma das mais importantes de Platão?

A República

Qual a obra considerada uma das mais importantes?

Nela, o filósofo grego relata a história de um homem que vivia preso em uma caverna e passava os dias a observar as sombras que refletiam na parede. Certo dia, esse homem consegue fugir e se dirige para a luz, ou seja, para a entrada da caverna.

Qual a obra considerada uma das mais importantes de Platão selecione uma alternativa?

A República é um escrito de Platão que foi provavelmente produzido por volta de 380 a.C. Com um tamanho considerável, a obra foi dividida em dez livros, todos escritos na forma de diálogo, no qual o filósofo Sócrates, mestre intelectual de Platão, ocupa o lugar de personagem principal.

Quais são as três obras de Platão?

Fédon,Banquete,A República e Teeteto.

Quantas obras Platão tem?

A colecção das obras de Platão compreende trinta e cinco diálogos e um conjunto de treze cartas. Os seus diálogos podem ser considerados dentro de quatro períodos distintos: · Diálogos considerados de juventude ou socráticos, até cerca de 390 a.C. (antes da morte de Sócrates).

Qual a principal obra de Platão e o que é política para ele?

Resposta: A principal obra de Platão chama-se A República, para ele a política é a arte de governar as pessoas com seu consentimento e o político é aquele que conhece essa difícil arte, só poderá ser chefe quem conhece a ciência política.

Qual o mito mais importante de Platão e o que ele nos ensina?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

O que nos ensina o mito da caverna?

Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.

O que podemos aprender com o mito da caverna?

O Mito ou a Alegoria da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios. ... Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão.

Qual a mensagem do mito da caverna de Platão?

Com o mito da caverna, Platão quis dizer que os seres humanos, enquanto “presos” naquilo que estão vendo, estão diante de uma realidade distorcida, criada e imposta para crer como verdade, como, por exemplo, a cultura, notícias, crenças, preconceitos, etc.