A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.
Resposta. Explicação: As Ciências sociais surgiram da necessidade da sociedade e de vários pensadores de Compreender as transformações sociais que ocorriam com o fim do Feudalismo e inicio da socieadade capitalista.
A partir da revolução industrial no século XIX, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial até os dias de hoje.
A Guerra Fria surgiu no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os dois maiores vencedores (Estados Unidos e União Soviética) passam a ser pólos globais de influência política e econômica.
De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram: todo o contexto da Segunda Guerra Mundial; tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico; busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.
Resposta. Após o término da segunda guerra mundial ocorreram divisões socioeconômicas entre os países. O maior motivo da guerra fria foi a disputa pelo hegemonia mundial tanto culturalmente, economicamente e politicamente, então de um lado temos os EUA com o capitalismo e a união soviética com o socialismo.
Causas da Guerra Fria Esse conflito foi resultado da disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética, os dois países que saíram com status de potência após a guerra.
O presidente afirmava que os Estados Unidos poderia intervir em governos não democráticos. A partir desse acontecimento iniciou-se a Doutrina Truman, cujo objetivo era conter os avanços do socialismo pela Europa. Umas das principais medidas adotadas pelo Estados Unidos, pela Doutrina Truman, foi o Plano Marshall.
Depois das guerras mundiais esses dois países emergiram como futuras potências dominadoras do globo. A estratégia da guerra fria era conseguir aliados por meio da ideologia e investir na tecnologia para influenciar o mundo, nas armas para intimidar o adversário e napropaganda para vender sua ideologia.
10 armas sinistras da Guerra Fria que assombraram os Estados Unidos
Ambos os exércitos possuíam centenas de soldados, armas convencionais, armas mortais, sobretudo mísseis de todos os tipos, inclusive nucleares, direcionados para o inimigo, localizados em longas distâncias com objetivo de atingir o alvo.
O nome Tio Sam foi usado primeiramente durante a Guerra anglo-americana de 1812, mas só foi desenhado em 1870.
Após as duas semanas de tensas relações entre Estados Unidos, URSS e Cuba, a disputa chegou ao fim. O incidente provocou a criação de uma linha de contato direto entre a Casa Branca e o Kremlin que ficaria conhecido como "telefone vermelho".
A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba.
A Crise dos Mísseis foi um episódio ocorrido em 1962 que marcou o ponto alto da disputa político-ideológica da Guerra Fria. O que foi a Crise dos mísseis? O episódio conhecido como “Crise dos mísseis” ocorreu entre os dias 16 a 28 de outubro de 1962.
Diante do crescimento da tensão, Nikita Khrushchev, dispôs-se a retirar os mísseis de Cuba em troca da promessa de Kennedy de que os Estados Unidos não invadiriam a ilha. ... Os países chegaram ao acordo que colocou fim à Crise dos Mísseis em 28 de outubro de 1962.