Pressão é uma grandeza física escalar definida pela razão entre a força aplicada e sua área de contato. A unidade de pressão no sistema internacional de unidades é o pascal. Pressão é uma grandeza escalar definida como o módulo da força aplicada dividida por unidades de área.
A pressão hidrostática no fundo de recipientes de diferentes formas, quando preenchidos numa mesma altura com um mesmo líquido, terão o mesmo valor. Esse fato é chamado de paradoxo hidrostático.
A pressão exercida por um gás é diretamente proporcional ao número de partículas e à energia cinética de translação média de cada uma delas, e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás. LEGENDA: Ao encher um pneu, o número de partículas do gás aumenta, elevando a pressão.
A teoria cinético molecular da matéria está relacionada a com o movimento de seus átomos e como eles se comportam, seja na atração entre as próprias moléculas, seja na força de coesão entre seus átomos, pontos de fusão, ebulição, etc.
A teoria cinética dos gases permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas. No estudo dos gases ideais vemos que um gás é composto por átomos e moléculas, que se movem de acordo com as leis estabelecidas pela cinemática.
Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.
Esta equação fornece uma interpretação microscópica da temperatura absoluta: a energia cinética média de translação das moléculas é 3/2 kT e, por isso, é também chamada de energia de agitação térmica.
Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada por um corpo e que depende da posição desse corpo. Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo.