1 Origem da mandioca A mandioca é de origem brasileira e desde quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil a mandioca já era apreciada pelos índios que viviam por aqui. ... Sua raiz era clara como a pele da Mandi, então eles batizaram a planta de mandioca.
Mani era uma linda indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga. Desde que nasceu andava e falava. De repente morreu sem ficar doente e sem sofrer. A indiazinha foi enterrada dentro da própria oca onde sempre morou e como era a tradição do seu povo.
Hoje, foi porque, remexendo velharias, topei, num almanaque, a conhecida lenda da mandioca, da linda indiazinha, Mani, que morreu sem ficar doente, sem sofrer, e foi enterrada na sua própria oca, segundo o costume da tribo. ... Assim nasceu a Manioca, depois mandioca.
Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se: ... Os pais enterraram-na dentro da própria oca e regaram a sua cova com água, como era costume dos índios tupis, mas também com muitas lágrimas de saudade. Um dia, perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa.
Passaram-se quatro luas e, da terra onde Mani foi sepultada, nasceu uma planta que o índio se pôs a cultivar. Depois de um certo tempo, essa planta perdeu todas as suas folhas e Cauré acreditou que ela havia morrido. Triste, resolveu, então, arrancá-la do chão.
A Lenda da Manioca (lenda dos índios Tupi) Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se: ... __ Coma um pouco mais, dizia a mãe. Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha.
O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.
Resposta. Resposta: ela esta escrita de uma forma incoerente,está pontuada de mal jeito.
Tais técnicas envolvem procedimentos como retirar a casca da mandioca, ralar a raiz, prensar a polpa resultante para retirar as toxinas, ferver a polpa para evaporar o ácido cianídrico, ou ainda fermentá-la para a produção de cauim, a bebida alcóolica tradicional nas sociedades indígenas do Brasil.
A lenda guarani conta a luta mortal entre dois guerreiros. Por uma determinação do grande espírito para que a tribo conseguisse comida, o vencido foi enterrado e de sua cova nasceu um vegetal, o milho.
A LENDA DA MANDIOCA / folclore brasileiro de origem indígena É ela que explica a origem dessa raiz nutritiva essencial na alimentação dos índios. Mani era uma indiazinha muito estimada pela tribo tupi onde vivia. Ela era neta do cacique e a gravidez da sua mãe foi motivo de tristeza para o chefe da tribo.
A mandioca tem uma grande importância cultural na base alimentar para o povo Apurinã. No interior da comunidade, cada família tem a sua roça. Como são distantes da aldeia, em certos períodos, as famílias chegam a transferir sua morada para lá.
É uma bebida bastante popular na Amazônia. A origem desse fruto é explicada pela seguinte lenda: um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia por muitos anos sem ter filhos e desejava muito ter pelo menos uma criança. Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar sua felicidade.
em 1927
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.
Guaraná Antarctica é um refrigerante brasileiro que foi lançado no Brasil em 18 de agosto de 1921, pela então Companhia Antarctica Paulista, com o nome de Guaraná Champagne Antarctica, passando a ser a primeira marca a comercializar este tipo de refrigerante.
O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Naquela época, não havia ainda descoberto a água misturada ao gás carbônico. ... Em 1886, o farmacêutico John Pemberton de Atlanta criou uma mistura de cor caramelo e juntou a água carbonatada (gasosa).
1975 - O Grupo Cervejaria Rio Claro lança o Guaraná Skol com uma versão do produto em lata, sendo o primeiro refrigerante brasileiro neste tipo de embalagem.
Ambev
Jesus Norberto Gomes
Asa Griggs Candler
Coca-Cola Brasil
Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company, sendo fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão, no Brasil, local em que suas vendas ultrapassam as das demais marcas de refrigerante.
O refrigerante mais popular do Maranhão chama-se Guaraná Jesus e foi inventado por um ateu. Como se não bastasse, um ateu com fama de comunista. Não basta? Então aqui vai: Jesus, no Maranhão, é cor-de-rosa.