450
Estamos falando de uma modalidade chamada “ingresso direto”. Com ela, basta apresentar a nota do Enem e, caso tenha obtido a nota mínima necessária (que nunca é tão alta quanto a dos outros processos), é possível fazer a matrícula e garantir uma vaga.
Se você não tem interesse em financiar os estudos, pode tentar entrar direto em praticamente qualquer faculdade particular usando a nota do Enem. Para isso, basta acessar o site da instituição durante o processo seletivo, informar a pontuação obtida nas provas e torcer para conseguir entrar.
É sempre importante destacar que essa nota é apenas uma referência para auxiliar o candidato durante a inscrição. Mesmo com uma média acima da nota de corte no momento da inscrição, não há garantia de aprovação para vaga, uma vez que o sistema é atualizado diariamente e a classificação pode ser alterada.
A nota de corte nada mais é do que a menor nota necessária para se conseguir a aprovação em um processo seletivo. No caso dos vestibulares tradicionais, ela serve para determinar os candidatos que foram selecionados para a segunda fase.
Todo dia elas mudam, de acordo com a nota dos candidatos que já se inscreveram até aquele momento. Ela é calculada a partir do número de vagas ofertadas do curso. Ou seja, se o candidato quer um curso que esteja oferecendo 10 vagas, a nota de corte será sempre a nota do décimo classificado.
Já na Polícia Rodoviária Federal, que também teve seu último certame em 2018 e a Cebraspe como banca organizadora, a nota de corte foi de 92 pontos na prova objetiva para o cargo de Policial Rodoviário, o que correspondeu a 76,6% de aproveitamento.
Conforme o levantamento realizado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, o primeiro colocado na lista de candidatos nomeados teve a pontuação final de 129 pontos, o que correspondeu a 92% da prova.