A descoberta foi feita após o telescópio SOFIA ser apontado para a cratera Clavius, que possui mais de 200 quilomêtros de diâmetro perto do Polo Sul da Lua, quando captou ondas infravermelhas que apenas a água pode emitir, "Não há nenhum outro material na Lua que possa dar esse mesmo sinal" diz pesquisadores em ...
As cinco teorias mais consideradas ao longo do tempo são: A Lua se formou distante da Terra e foi se aproximando a partir daí. A Terra e a Lua condensaram a partir da mesma nuvem protoplanetária inicial.
27 dias
4,53 × 10^9 anos
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. ... A massa mínima para acender as reações nucleares e formar uma estrela é de 50 vezes a massa de Júpiter.
Os planetas rochosos apresentam menor massa e maior densidade. ... Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos. Além disso, os planetas rochosos estão mais próximos do Sol, e os planetas gasosos encontram-se mais afastados.
Planetas rochosos
Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... As camadas do planeta são compostas por hélio em forma líquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.
Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. ... São planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos. Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (na ordem de afastamento do Sol).
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Ceres (planeta anão)
Até o ano de 2006, a União Astronômica Internacional considerava Plutão como o nono planeta do sistema solar e, apesar de se encontrar muito próximo dos chamados Gigantes Gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), era o menor dos planetas do nosso sistema. ... Assim, ele foi “rebaixado” à classificação de planeta anão.