O retículo endoplasmático é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte de várias substâncias. Há dois tipos de retículo endoplasmático: rugoso ou granular, e liso ou agranular.
O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.
O retículo endoplasmático (RE) são organelas citoplasmáticas membranosas. Estas membranas formam uma complexa rede achatada que estão interligadas com o invólucro nuclear (carioteca). O RE só ocorre nas células eucariontes. Existem dois tipos de retículo endoplasmático: liso e rugoso.
Assim, nas células epiteliais, uma classe de filamentos intermediários, formados por queratina, uma proteína extremamente resistente (que constituem as unhas e o cabelo no homem, por exemplo) forma uma rede que se estende por toda a célula, se utilizando dos desmossomos como sítios de ancoragem.
Os principais tipos de filamentos para as impressoras 3D?