Os elementos da direção defensiva são, EXCETO: A. Atenção. Ação.
19)Não fazem parte da direção defensiva, os seguintes elementos básicos: A) Ter conhecimento da legislação vigente e das técnicas prevencionais. B) Estar, sempre, alerta e consciente ao que se passa em torno de nosso veículo.
A direção defensiva possui cinco elementos que são essenciais para uma boa conduta no trânsito. Conhecimento, Atenção, Previsão, Decisão e Habilidade. Não é qualquer pessoa que irá pegar um carro e sair pelo trânsito sem rumo. Antes de tudo, o conhecimento é fundamental.
Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.
Inexperiência ou falta de conhecimento da via e do veículo; A falha humana acontece, principalmente, por deficiência de qualificação. Dizemos que num acidente houve imperícia quando, o condutor não teve habilidade e perícia suficientes para evitá-lo.
Portanto, somente comete a infração do artigo 199 o condutor que sai de trás de um veículo, passa por ele utilizando a faixa da direita e retorna à sua frente, de maneira sequencial, não sendo considerada irregular, pelos conceitos do Código de Trânsito, a mera passagem por outro veículo (“movimento de passagem à ...
Negligência: É quando o motorista mesmo sabendo que seu veículo não tem condições de uso, mesmo assim o conduz em vias públicas ou, não encontrando-se em condições (cansaço – fadiga – sono – alcoolizado – etc.), insiste em dirigir.
A empresa de engenharia alemã Hoffmann + Krippner projetou um sensor que percebe o estado de alerta do motorista. Este sensor fica dentro do volante e reconhece quando alguém está fatigado, passa mal ou adormece durante a condução. O que o volante faz é monitorar a aderência das mãos do condutor.
5 dicas para evitar o sono no volante