A Revolução Verde foi um fenômeno marcado pelo emprego da tecnologia no meio rural, suas principais características relacionavam-se com a utilização de máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas e outros mecanismos que propiciaram o aumento da produção agrícola.
A Revolução Verde teve como fundamento os seguintes pontos:
A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1960 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.
Revolução Verde: pontos positivos e negativos Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.
A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.
A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.
Áreas foram totalmente transformadas em grandes lavouras de uma única plantação. ... Diversas florestas naturais passaram a serem pastagens e plantações. A intensa utilização de agrotóxicos e outros produtos químicos provocou a contaminação das águas e do solo dos locais.
Resposta: A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1960 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.
A Revolução Verde no Brasil aconteceu durante a ditadura militar – entre as décadas de 1960 e 1970 – e permitiu que o país desenvolvesse tecnologia própria em universidades, centros de pesquisa, agências governamentais e instituições privadas.
México
O agronegócio é o modelo de gestão da agricultura moderna pós-revolução verde, assumindo papel de destaque e conectando o campo com os setores necessários para a sua mecanização, modernização e aumento de produtividade, tendo como o modelo produtivo característico o da agricultura moderna. ...
As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde.
Por Revolução Verde podemos entender o período em que a agricultura deu um salto tecnológico, incluindo a produção de novas máquinas e produtos químicos. O impacto foi variado: em primeiro lugar se acelerou a produção, por outro lado, acabou-se prejudicando o ambiente devido a inclusão de químicos novos.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
A Revolução Verde foi a mecanização do campo ( modernização) e a criação de sementes geneticamente modificadas que permitiram um vasto aumento da produção agrícola. Impactos ambientais: contaminação da água e do solo devido a utilização de agrotóxicos nas sementes modificadas.
A Revolução Verde ocorreu na década de 1960 e foi um processo de modernização agrícola, que surgiu com o objetivo de aumentar a produção de alimento no mundo. ... Porém, o problema global da fome não se resolve apenas pelo aumento na produção de alimento, pois se trata de um problema estrutural.
Resposta. Porque embora a produção tenha sido aumentando com toda a introdução da tecnologia na agricultura, nem todo mundo tem o poder de compra e, portanto, boa parte da população não tem acesso aos alimentos produzidos.
A Revolução Verde era apontada como uma solução pra fome mundial, com novas tecnologias aplicadas no setor agrário para intensificar a produção de alimentos se esperava que sucessivamente a fome fosse diminuída, o que não aconteceu, já que o resultado disso foi a contaminação de solos e águas, destruição de florestas, ...
Resposta. Resposta: A Agricultura de Precisão foi a principal responsável pela busca por novas tecnologias e avanços para as plantações. ... Elas podem ser consideradas um dos fatores mais importantes que possibilitaram o sucesso do emprego da agricultura de precisão nas plantações de todo o mundo.
Resposta. Resposta: A relação pode ser estabelecida pelo fato de que, se não há terras para o cultivo, não há alimentos.
Entre os benefícios do uso da tecnologia na agricultura podemos destacar: Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos; Reduz os impactos negativos no meio ambiente; ... Ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.
Agropecuária atua como uma área específica do setor primário, sendo responsável pela produção de bens de consumo, a a partir do cultivo de plantas e criação dos animais.