Os percevejos Hemiptera: Heteroptera são insetos sugadores, isto é, alimentam-se introduzindo o aparelho bucal (estiletes) na fonte nutricional. Existem diversas famílias e espécies desta subordem, as quais variam muito quanto ao hábito alimentar. Podem ser preparadores, hematófago, zoofitófagos ou fitófagos.
Como a praga tem se mostrado resistente a inseticidas piretróides, as desinsetizações devem ser realizadas com o produto associado à neonicotinóides ou à reguladores de crescimento de insetos, como o flufenoxurom. O controle do percevejo de cama também pode ser feito com a lavagem de todos os materiais.
Uso de plantas armadilhas: De uma maneira geral, os percevejos são atraídos por leguminosas. No caso do percevejo verde pequeno, P. guildinii, as anileiras, leguminosas nativas do gênero Indigofera, atraem o inseto que permanece sobre as plantas no período de entressafras.
Abaixo, listamos algumas medidas para combater os percevejos de cama.
Use uma escova com cerdas duras para esfregar as costuras do colchão e remover os percevejos e seus ovos. Aspire a cama e áreas ao redor com freqüência. Após a aspiração, coloque imediatamente o saco do aspirador em um saco de plástico e coloque-o no lixo ao ar livre. Se possível, limpe bem o colchão com vapor quente.
Ela atua como um escudo deter possíveis parasitas. Após a eclosão dos ovos ela permanece atenta, pelo menos por algum tempo. E mais! Um estudo recente apontou duas espécies de percevejos nas quais os pais guardam os ovos, que é um comportamento bastante incomum para insetos machos.
Onychocerus albitarsis, conhecido como besouro-escorpião, é o único considerado venenoso e capaz de picar pelos ferrões que compõem as antenas. Segundo zoólogo da Unesp de Botucatu, ele foi achado pela primeira vez em Botucatu e Boituva.